30/06/2021 Sec. da Agricultura

Colono Solidário: 3,5 toneladas de alimentos doadas em ação promovida pela Secretaria de Agricultura de Guaporé

Produtos arrecadados foram entregues para entidades de saúde, educacionais, assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social

“Não há palavras que possam descrever os momentos que vivemos durante o Dia do Colono Solidário. O coração dessas pessoas que acordam cedo e trabalham muito para colocar alimentos na mesa da população é gigante. Gratidão a cada agricultor”. As palavras de emoção e de agradecimento aos produtores rurais são do responsável pela Secretaria de Agricultura, de Guaporé, secretário Edelvan Balbinotti que, em nome da Administração Municipal, da Secretaria de Assistência Social e Habitação, das entidades parceiras como Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaporé, EMATER, Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMPDEC) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Guaporé (COMDERG), parabeniza a todos que contribuíram na segunda-feira, dia 28 de junho, para o sucesso do “Dia do Colono Solidário”.

Com objetivo de celebrar o Dia do Colono e Motorista, comemorado no dia 25 de julho, a ação, realizada em formado de “drive thru” em virtude das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, arrecadou mais de 3,5 toneladas de alimentos. Percorrendo praticamente todas as comunidades interioranas, as equipes foram surpreendidas pela quantidade de feijão, batata, aipim, repolho, arroz, couve-flor, laranja, moranga, abóbora, chuchu, leite em caixinha, cebola, farinha de trigo e milho, entre outros produtos, doados pelos produtores rurais.

“Quando propomos a ação, tínhamos apenas uma certeza: que teríamos sucesso. Porém, não esperávamos tamanha quantidade e variedade de produtos alimentícios. Me enche de orgulho fazer parte e representar os agricultores”, disse Balbinotti.

Doações

A agilidade nos trabalhos de arrecadação nas comunidades da zona rural também se refletiu na entrega das doações para as entidades de saúde, educacionais, assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social. Na terça-feira, dia 29 de junho, o grupo distribuiu uma quantidade significativa de alimentos no Hospital Manoel Francisco Guerreiro, Lar Primo e Palmira Pandolfo, Horta Comunitária Bruno José Campos, Lar Santa Rita, Instituto Sol & Lua e para mais de 50 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“O mais gratificante da ação é poder perceber o quanto as pessoas são solidárias. São ações simples que enchem o coração de orgulho. Receber um sorriso e um muito obrigado dos assistidos nos deixa sem reação. Muito obrigado agricultores pelo gesto de amor ao próximo”, disse Balbinotti.

A campanha pioneira, conforme o secretário, deve ter continuidade ao longo dos próximos anos.

“Se depender da Administração Municipal e de todos os envolvidos, vamos dar sequência ao Dia do Colono Solidário. É gratificante para nós sabermos que os agricultores, que muitas vezes não são valorizados como deveriam, estão contribuindo com o desenvolvimento econômico e social de Guaporé”, destacou.