22/04/2022 Sec. do Meio Ambiente

Comitês Executivo e de Coordenação se reúnem para apresentar o Plano Municipal de Drenagem Urbana

Na pauta, a organização do cronograma de trabalho e as diretrizes para o planejamento futuro de Guaporé

Membros integrantes dos Comitês Executivo e de Coordenação, de diversos setores do Poder Público, representantes da sociedade civil e de Organizações Não Governamentais (Ongs), estiveram reunidos na quarta-feira, dia 20 de abril, no auditório da Casa da Cultura Silvia Beatriz Puperi, para dar sequência às atividades do Plano Municipal de Drenagem Urbana, elaborado pelo Instituto de Saneamento Ambiental (Isam) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Este, segundo a secretária Monia Zampeze, compreenderá a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico em seu eixo Drenagem, e abordará questões de extrema relevância, como é o caso das Áreas de Preservação Permanentes Urbanas, de acordo com a Lei Federal nº 14.285/2021.

Na reunião de trabalho, coordenada pela Dra. Vânia Elisabete Schneider, e acompanhada da equipe técnica, composta pelo professor Tiago Panizzon, Geise Macedo dos Santos (Engenheira Civil), Denise Peresin (Bióloga), foi organizado o cronograma de trabalho, tendo em vista que o plano norteará as diretrizes de planejamento para o futuro do município.

A secretária Monia, ao destacar que o estudo hidrológico do Arroio Barracão é um marco histórico para Guaporé e servirá como diagnóstico para o Plano de Drenagem, salientou:

“Todas as questões relacionadas à drenagem urbana, assim como a abordagem do tema de áreas de preservação permanentes urbanas, serão construídas juntamente ao Conselho Municipal de Meio Ambiente. Posteriormente, com todo o embasamento técnico e científico, serão levadas à comunidade através de audiências públicas”, disse.

As próximas reuniões de trabalho irão ocorrer ao longo do mês de maio e diferentes entes representativos da comunidade, como lideranças dos setores primário, da construção civil e outros, bem como moradores ribeirinhos ao Arroio Barracão, serão convidados