Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
23/08/2013 Sec. do Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Conhecer para Preservar: Saiba como as sacolas plásticas prejudicam o meio

Durante um ano no Brasil, estima-se que sejam distribuídas cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas. Ou seja, neste período, cada brasileiro consome mais de 800 sacolas plásticas. Essa quantidade impressionante de sacolas coloca o país em alerta, pois...

Durante um ano no Brasil, estima-se que sejam distribuídas cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas. Ou seja, neste período, cada brasileiro consome mais de 800 sacolas plásticas. Essa quantidade impressionante de sacolas coloca o país em alerta, pois o consumo desenfreado das sacolinhas gera um enorme impacto no meio ambiente.
\r\nAs sacolas plásticas surgiram no mundo em 1862, uma verdadeira renovação para o comércio pela praticidade e baixo custo. Vieram para contribuir com a filosofia “tudo descartável”. As pessoas usavam sem nenhuma dor na consciência. Mas os tempos mudaram, e elas se tornaram uma verdadeira praga moderna.
\r\nMenos de 1% das sacolas plásticas são recicladas, isso porque é mais caro a reciclagem de um saco plástico do que produzir uma nova. No mundo, é consumido aproximadamente um milhão de sacolas plásticas por minuto, ou seja, quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano.
\r\nPor isso, elas são as principais causas de entupimento de esgotos e galerias causando inundações e, quando levados para o mar ou rios, causam danos à fauna marinha. Todo o ano são jogadas ao mar, ou largadas na costa, milhões de sacolas plásticas, e estas por sua vez, acabam sendo confundidas com alimento por milhares de animais, entre eles, o golfinho, focas, baleias e a tartaruga marinha que morrem por asfixia. Pesquisadores também encontraram no estômago de albatrozes várias tampinhas plásticas, pois na hora de separar o alimento não conseguiram fazer a distinção.
\r\nEssas embalagens plásticas são produzidas a partir do petróleo ou gás natural, dois recursos não renováveis. Além disso, como as sacolinhas são descartáveis e usadas no mundo todo, a pressão por esses recursos naturais é crescente, levando ao consumo de muita água e energia, gerando também a emissão de gases de efeito estufa.
\r\nAqui no Brasil já está sendo estudada uma medida para substituir as sacolas descartáveis pelas sacolas biodegradáveis ou por sacolas não descartáveis. Porém, não será tarefa fácil se desvencilhar de um hábito tão antigo, mas se cada um fizer sua parte, levando sua própria sacola pra fazer compras, de preferência de pano, e, no supermercado colocar as compras em caixas de papelão, já estará fazendo muito pelo meio. Isso significaria uma média de 24 sacolas plásticas guardadas por mês, ou 288 sacos plásticos por ano. Comece hoje a eliminá-la de sua vida.
\r\n

Outras Notícias