12/01/2016 Sec. de Assistência Social e Habitação

Conselheiros Tutelares tomam posse em Guaporé

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) realizou no auditório da Casa da Cultura no domingo, dia 10 de janeiro, a posse dos novos Conselheiros Tutelares de Guaporé. Com a presença de autoridades municipais como o Prefeito Paulo Mazutti, Presidente da Câmara de Vereadores Andréia Caron (PP), Juíza de Direito da 2ª Vara Judicial Dra. Renata Dumont Peixoto Lima, Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação Valcir Fanton, Presidente do COMDICA Eliseu Sabino de Freitas, familiares e comunidade em geral foram empossados Ada de Almeida, Roberto Mendes Camargo, Rosane Regina Cecon Locatelli, Eli Ramos Vieira e Eloí Maria Zanchin como novos Conselheiros Tutelares Titulares e Fernanda Bresolin, Etiane Magnan, Fabiane Da Silva e Fabiola Tortelli como Suplentes.
\r\n
\r\nNo ato da posse, os conselheiros, além do recebimento do Certificado, assinaram termo de responsabilidade sobre seus direitos e deveres para o exercício da função pública. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, sendo encarregado principal por zelar e garantir os direitos da criança e do adolescente.
\r\n“O Conselheiro Tutelar tem uma grande responsabilidade. Tem que ter um olhar diferenciado, solidário, amoroso para exercer a função. Vocês têm o como objetivo, não só de garantir e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, mas sim estimulá-los para que possam construir uma vida melhor. Parabenizo a todos e que possamos juntos colaborar no processo de formação e desenvolvimento dos nossos futuros cidadãos guaporenses”, destacou Freitas, presidente do COMDICA.
\r\n
\r\nO secretário Fanton lembrou da nova infraestrutura que dispõe o Conselho Tutelar, desejando uma caminhada coroada de êxitos a todos.
\r\n“Atualmente o Conselho Tutelar de Guaporé conta com novas salas para atendimento e um automóvel – com motorista à disposição, o que tem facilitado o trabalho. Isso é o mínimo que podemos dar para que todos possam desempenhar essa atividade tão importante. Somos parceiros e se precisarem podem bater na porta que sempre serão bem recebidos”, salientou.
\r\n
\r\nA Juíza Dra. Renata afirmou que o Conselho Tutelar tem papel fundamental na formação das crianças e adolescentes e que os mesmos possuem direitos que garantem suas necessidades de sobrevivência na sociedade.
\r\n“O Poder Judiciário e o Conselho Tutelar devem atuar juntos nesse processo de formação e desenvolvimento das crianças e adolescentes. O trabalho deve ser articulado e os passos sempre dados para o mesmo caminho. Só assim vamos construir uma sociedade cada vez mais justa e melhor para se viver”.
\r\n
\r\nO prefeito Mazutti enfatizou a importância do Conselho Tutelar como parte atuante na sociedade e lembrou que o Poder Público tem sempre dado apoio na atividade, fazendo a diferença na atuação dos seus membros.
\r\n“Melhoramos muito a estrutura física para que os Conselheiros Tutelares possam atuar com maior segurança e dignidade no atendimento às crianças e adolescentes. Espero que vocês possam colaborar para que tenhamos pessoas cada vez mais comprometidas com o nosso município no futuro. Que possamos continuar crescendo e tendo uma Guaporé sempre boa para se viver. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que vocês estão assumindo”, destacou.
\r\n
\r\nO novo mandato dos conselheiros tutelares de Guaporé encerra no dia 9 de janeiro de 2020.