20/08/2019

Consulta Popular: Votação da ocorre nos dias 4, 5 e 6 de setembro

Eleitores de Guaporé e Região vão eleger os projetos que receberão investimentos do Estado

Os eleitores da região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), incluindo Guaporé, voltarão às urnas para elegerem prioridades de investimento com recursos estaduais.  O investimento total de R$ 628 mil será dividido igualmente entre as propostas eleitas. Das cinco propostas, somente as três mais votadas receberão recursos.

A votação ocorre nos dias 4, 5 e 6 de setembro. Cada eleitor poderá escolher um entre os cinco projetos. A votação será feita por meio do site www.consultapopular.rs.gov.br/ ou por SMS, e alcança os 28 Coredes do Estado, cada um com suas prioridades previamente indicadas.

O Estado disponibilizará um total de R$ 20 milhões para distribuição nas regiões dos Coredes de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). A aplicação será em projetos de desenvolvimento regional, valorizando propostas que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo, entre outras.

De acordo com o secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Guaporé, Vilson Vicente Biessek, a orientação para os eleitores guaporenses é para a votação nas demandas de número 2 e 5. “Todo o ano elegemos prioridades para a votação, pois são aquelas que contemplam recursos específicos para Guaporé. Já trouxemos recursos para saúde, segurança, desenvolvimento econômico, agora chegou a vez do Turismo e da Confecção. Guaporé será contemplado, se a votação for expressiva, com investimentos em apoio ao Circuito Integrado de Turismo da Serra Gaúcha, e turismo, como sabemos, movimenta toda a economia, gera recursos e traz desenvolvimento. Na área dos APLs, os benefícios são para nossa indústria. Contamos com a mobilização de todos”, explica.

Os projetos do Corede Serra:

1- Apoio ao Programa Inova-RS – programa do governo do Estado voltado à sensibilização, capacitação, e estímulo à inovação nas empresas gaúchas, envolvendo o setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.

2- Apoio ao circuito integrado de turismo da Serra Gaúcha – cujo objetivo é promover os produtos turísticos das regiões dos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra de forma integrada, cujo roteiro logístico é interligado por 575 km de rodovias.

3- Desenvolvimento rural – projetos de apoio à agricultura familiar.

4- Capacitação dos servidores municipais – para o licenciamento ambiental.

5- Apoio aos arranjos produtivos locais – Para o desenvolvimento de projetos pelos APLs Metalmecânico, Moveleiro, da Moda, e da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar a competitividade das empresas vinculadas a esses setores.