06/05/2016 Sec. da Saúde

Contra a gripe: Mais de 3,2 mil pessoas receberam a dose da vacina

A Secretaria Municipal da Saúde, de Guaporé, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, contabiliza mais de 3,2 mil pessoas, dos grupos prioritários, imunizadas na Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Deste total, mais de 2,1 mil são idosos com 60 anos ou mais. O grande salto na imunização no município aconteceu no sábado, dia 30 de abril, quando, em todo o território nacional, aconteceu o Dia “D” Contra a Gripe. Em Guaporé, equipes volantes com profissionais da Saúde estiveram aplicando a dose da vacina nas comunidades da zona rural e na área urbana, o Centro Municipal de Saúde e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estiveram recepcionando o público alvo em horário especial – das 8h às 17h.
\r\n
\r\nA ação destinada a alguns grupos prioritários vacinou em Guaporé, até o momento, 668 crianças de seis meses a 5 anos, 98 gestantes, 21 mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (puérperas), 2.128 idosos e 304 profissionais da saúde. A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B. O total de doses aplicadas é de 3.219. Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) faltam 3.489 pessoas para serem imunizadas com a vacina em Guaporé.
\r\n
\r\n“Convocamos os pais e responsáveis pelas crianças para que tragam os pequenos para receberem a dose da vacina. Os idosos, são cerca de mil desprotegidos, também devem procurar o Centro Municipal de Saúde ou os ESFs para serem vacinados. É importante que todos compareçam. A vacina tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus”, destacou.
\r\n
\r\nSegundo dados, não receberam a dose da vacina 519 crianças, 52 trabalhadores da saúde, 132 gestantes, 17 puérperas e 1.062 idosos, além, dos portadores de doenças crônicas.
\r\n
\r\nA Campanha de Vacinação Contra a Influenza se estenderá até o dia 20 de maio. O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 49,8 milhões de pessoas.