22/01/2016 Sec. de Educação

Cozinheira concorre a premiação nacional

No mês de outubro de 2015, durante a comemoração dos 60 anos do Programa de Alimentação Escolar, o Governo Federal lançou um concurso, premiando as melhores receitas da alimentação do Brasil. O objetivo do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” é valorizar os profissionais que trabalham diretamente elaborando as refeições para os estudantes, bem como iniciativas de alimentação saudável e de qualidade.
\r\n
\r\nO Município de Guaporé, através do trabalho da Secretaria de Educação, participa com a receita “Tilápia com Molho”, elaborada pela cozinheira Marilene Valandro, da Escola de Educação Infantil Maria Rosa Ferreira, localizada no Bairro Planalto. A receita, saboreada há tempos pelos alunos do educandário, foi aprovada na etapa eliminatória e classificada na Etapa Estadual. Somente quinze pratos concorrem na Etapa Nacional que ocorre no final do mês de janeiro de 2016 na Capital Federal, Brasília.
\r\n
\r\nAtualmente o Município de Guaporé possui 35 cozinheiras que elaboram diariamente refeições nas oito escolas municipais. Três educandários de Ensino Fundamental oferecem uma refeição por dia para cada criança e cinco escolas de Educação Infantil servem quatro refeições por dia, totalizando mais de 5,5 mil refeições diárias.
\r\n
\r\nOs profissionais da cozinha dos educandários recebem anualmente curso de Formação ministrado pela Nutricionista June Barro, para aprimorar os conhecimentos em preparo e armazenamento dos alimentos e ainda noções sobre alimentação saudável, buscando ter um profissional que seja comprometido com o desafio de alimentar os alunos de uma forma saudável e adequada.
\r\n
\r\n“Não se aceita mais alimentos ricos em açúcar, gorduras ou sódio, a alimentação está cada vez mais natural e obediente aos hábitos regionais e culturais. Com o apoio da Agricultura Familiar do município, temos muitos alimentos naturais e fresquinhos direto da horta para cada uma das Escolas”, salienta a nutricionista.