25/10/2019 Sec. de Educação

CPM da Escola Alexandre Bacchi abraça o projeto “Dia de Apreender Brincando”

Foram doados cerca de R$ 3 mil para adquirir jogos pedagógicos voltados especificamente para alunos das séries iniciais e finais do educandário

A instituição Escola não trabalha sozinha. É preciso trabalhar em rede para que se contemple o processo de ensino aprendizagem e a alfabetização integral das crianças. O maior objetivo é que se tornem pessoas ativas na sociedade, críticas, alfabetizadas, com poder de comunicação e da interpretação. É imperioso que dois dos pilares da sociedade, família e escola estejam muito próximos, cada um com seus distintos papeis e missão, mas objetivando o sucesso integral dos educandos.

Com esse intuito, o Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi abraçou o projeto “Dia de Apreender Brincando” e disponibilizou aproximadamente R$ 3 mil de seu caixa para adquirir jogos pedagógicos voltados especificamente para alunos das séries iniciais e finais do educandário. Inicialmente os jogos irão contemplar as crianças de terceiros e quartos anos e posteriormente os demais.

“As turmas são bastante heterogêneas e em diferentes níveis de aprendizagem. Muitas são as dificuldades de aprendizagem e também problemas com comportamentos e infrequência dos educandos. Querendo sanar estes problemas escolares surgiu o projeto”, disseram os integrantes da escola e CPM.

A Escola Alexandre Bacchi, em especial a Gestão e os educadores, deve evoluir nas formas de manter ou inibir as dificuldades de aprendizagem voltadas especialmente para alfabetização, mantendo nível série e comportamentos inadequados das crianças, passando do mecanismo de punição, que tem efeito momentâneo, para conscientização das consequências de cada atitude tomada ou cada momento escolar não aproveitado em seu tempo.

“Oferecer mecanismos que venham a contribuir para a formação da criança é sim dever da Escola. Faz-se necessário construir um espaço onde os alunos poderão apreender ainda mais, ou ainda preencher algumas lacunas em seu aprendizado juntando a teoria com a prática educativa baseada em ludicidade e jogos pedagógicos”, complementaram.