19/05/2016 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Curta metragem Córtex será apresentado na Casa da Cultura

Na sexta-feira, 20 de maio, ocorrerá no Auditório da Casa de Cultura em Guaporé, às 19h30min, o lançamento de “Córtex”, o segundo curta-metragem do Projeto Cinema na Escola. O filme educacional, apresentado pelo Núcleo de Cinema da Serra Gaúcha, aborda a temática do consumo do álcool na adolescência e suas consequências, o audiovisual pretende ser ferramenta de uso de escolas e entidades educacionais. O curta foi dirigido por Ricardo Martinez Fagundes, que também realizou o roteiro e teve como produtora executiva e preparadora de elenco Julinéia Fochesatto.
\r\n
\r\nA produção ocorreu na cidade de Guaporé, em modo de oficina, onde alunos da rede de ensino da região puderam se inscrever e participar do projeto gratuitamente, recebendo formação relativa a todos os aspectos técnicos básicos do processo cinematográfico como; roteiro, operação de câmera, captação de som, iluminação, gravações e edição, bem como aulas de interpretação.
\r\n
\r\nAs atividades iniciaram em setembro de 2015 e vem neste momento apresentar seu resultado. Em sua primeira edição os resultados já foram significativos, além da conquista de apoiadores fundamentais como o Ministério Público e o Instituto Crack nem Pensar, o Projeto Cinema na Escola foi selecionado nos anos de 2014 e 2015 para representar o estado do Rio Grande do Sul no Prêmio Innovare, maior prêmio do Justiça brasileira, além de ter sido utilizado por mais de 400 escolas gaúchas.
\r\n
\r\nFoi também na primeira edição que o projeto desenvolveu seu método de distribuição via internet, que ampliou as fronteiras da distribuição para qualquer instituição de ensino do país. O desafio agora é a divulgação, fazer com que escolas de todas as regiões saibam da ferramenta e possam aplicá-la em seu currículo. O projeto tem como objetivo essencial evidenciar os conflitos sociais da juventude dentro da metodologia: jovem educando jovem, utilizando-se de um linguajar de imediata identificação do público alvo.
\r\n
\r\nO filme é produto do trabalho colaborativo dos alunos: Ana Baccarin Ferreira, Amanda Belotty, Bruna Cokes, Deivson Moreira, Everton Girardi, Gabriel Nunes, Jonathan de Castro, Luiz Parisotto, Manu Pavoni, Maria Coelho, Matheus Miotto, Monique Belotty, Nataly Moraes, Renato César, Vitor Desengrini, Suelen Alba e Tainara Alba. A trilha e direção musical ficaram a cargo de Xyko Mestre, enquanto a Banda Newton é quem produziu o arranjo.
\r\n
\r\nA coordenação do projeto, através de Julinéia e Martinez, agradece imensamente pelo constante apoio e credibilidade do Poder Público de Guaporé, meios de comunicação, empresas e entidade. Após o cerimonial na Casa de Cultura haverá comemoração do elenco e convidados no Trip Bar.