07/12/2015 Sec. de Assistência Social e Habitação

Defesa Civil de Guaporé realiza formação e capacitação de agentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, em parceria com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou no Bairro Nossa Senhora da Paz (Promorar) a formação e capacitação de agentes da Defesa Civil (NUPDEC). As atividades, durante os dias 27 e 28 de novembro e 4 de dezembro, aconteceram na capela da comunidade e envolveram moradores do Promorar e também da Vila Verde.
\r\n
\r\nGratuita, a capacitação teve o objetivo de buscar voluntários para atuar na prevenção e controle de incêndio e em outras situações de emergência que possam ocorrer na comunidade. Além das aulas teóricas, que contaram com a participação do Coordenador da 11ª Regional da Defesa Civil Major Ricardo Accioly Gerhard, houve atividades práticas, como o manuseio e a aplicação correta dos extintores de incêndios para casos de incêndios, com técnicos de segurança no trabalho e profissionais ligados a área da saúde do SAMU.
\r\n
\r\nO Coordenador da Defesa Civil de Guaporé Rafael Pissetti, destacou a importância das pessoas se unirem e colaborarem quando há necessidade da atuação em casos de emergência, bem como no apoio a Defesa Civil durante o socorro e assistência a comunidade.
\r\n“Em Guaporé o Núcleo de Proteção da Defesa Civil conta com pessoas abnegadas que largam dos seus afazeres para ajudar ao próximo. Buscamos com a formação e capacitação, fazer com que mais munícipes se unam a causa. Vivemos em um município que não enfrenta alagamentos provocados por rios, mas seguidamente somos chamados para destelhamentos e auxílio a pessoas que estão em situação de risco. Parabenizo os moradores do Promorar e Vila Verde que atenderam ao chamado”.
\r\n
\r\nTodos os participantes, que a partir de agora passam a integrar o Núcleo de Proteção da Defesa Civil de Guaporé, receberam ao término da formação e capacitação um certificado.