27/08/2015 Sec. de Educação

Educação e Cultura no Circuito dos Saberes em Guaporé

Está comprovado que as crianças que leem e escrevem mais são melhores na leitura e na escrita. São melhores na comunicação e tem mais facilidade de interagir na sociedade. Com o foco na valorização da educação e na cultura por parte da comunidade guaporense, principalmente dos estudantes da rede pública municipal, a Secretaria de Educação, juntamente com Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, desenvolve desde 2009 o Circuito dos Saberes. O objetivo é despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural. O tema da edição 2015 é: “Guaporé entre Páginas: Viva a Beleza da Diversidade, Focando na Ação Pátria Leitura, Pátria Educadora”.
\r\nNeste ano, diversas atrações estão programadas para acontecer na estrutura montada na Praça Vespasiano Corrêa. As atividades iniciam no dia 31 de agosto, às 20 horas, com a cerimônia do Fogo de Conselho e a homenagem ao Grupo de Escoteiros Nacê. A abertura oficial da Semana da Pátria e Circuito dos Saberes está marcada para as 8h30min do dia 1º de setembro. Nesta data, escritores de renome em solo gaúcho estarão presentes. Uili Bergamin e Tico Santa Cruz irão palestrar para os alunos e comunidade em geral. A sequência das atividades ao longo dos oito dias do Circuito dos Saberes apresenta espetáculos teatrais diários com os grupos UEBA e Vivandeiros da Alegria, show com talentos locais, apresentação da Orquestra SESI/Metasa, Cânticos e Louvores, ato ecumênico, entre outras. Autores, como Eliandro Rocha e André Neves, também vão estar presentes. Na programação há também a comercialização de livros, animação cultural e artística, oficinas lúdicas e literárias, pintura artística e arte em balão, perna de pau e estátua viva, mágica, contação de história, música e a banca de troca-troca de livros com o Lions Clube.
\r\nAlém dos estudantes da rede pública municipal, toda a comunidade guaporense é convidada a participar das atividades da Semana da Pátria e Circuito dos Saberes.
\r\nCircuitos dos Saberes
\r\nProgramação
\r\nDia 31 de Agosto
\r\n20h – Cerimônia de Fogo de Conselho