28/04/2021 Sec. de Educação

Em bandeira vermelha, Governo Municipal garante retorno das aulas presenciais em Guaporé

Todos os níveis de educação, desde a Infantil até o Superior, podem retornar para as salas de aula a partir da quinta-feira, dia 29

O Governo do Rio Grande do Sul (GOV/RS), após a decisão do Tribunal de Justiça (TJ/RS) que indeferiu o agravo que visava o retorno às aulas presenciais, decidiu emergencialmente a colocação de todo o território gaúcho em bandeira vermelha (área de alto risco de contaminação à Covid-19) no modelo de Distanciamento Controlado e a suspensão do sistema de cogestão para frear liberações dos 497 municípios que possam ser demasiadas. Com as medidas, o governo “dribla” a determinação judicial e os estudantes, que estavam empolgados com a volta das atividades nos educandários, poderão novamente frequentar as salas de aula. Gestores Públicos, pais e responsáveis também comemoraram a decisão de colocar a educação como essencial.

Conforme o Decreto Estadual 55.856, publicado no final da noite da terça-feira, dia 27 de abril, retornam às aulas presenciais todos os níveis de educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O retorno não é obrigatório e poderá ser definido pelas famílias dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto.

Em Guaporé, a Administração Municipal reuniu-se na manhã da quarta-feira, dia 28, nas dependências da secretaria de Educação para alinhar a logística do transporte escolar, da alimentação nos 10 educandários (seis de Educação Infantil e quatro do Ensino Fundamental), organizar as equipes e o preparo para o recebimento dos cerca de três mil alunos.

Conforme a Secretária de Educação, de Guaporé, Veridiana Maria Tonini, a volta na quinta-feira, dia 29 de abril, é marcada pelos cuidados sanitários necessários para que todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e profissionais de educação envolvidos possam estar seguros durante o período que permanecerem em sala de aula. Retornarão, neste primeiro momento – dia 29, a Educação Infantil (Berçário, Maternais e Pré I e II) e o Ensino Fundamental (Pré II, 1º e 2º anos). Na segunda-feira, dia 3 de maio, retornam os alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas serão com atendimento presencial de acordo com o grupo de escalonamento.

“É com muita alegria que retornamos e agora, diante das novas medidas, acreditamos que de forma permanente. Infelizmente a educação não estava sendo tratada como ‘essencial’. Nós, através de ações do Governo Municipal, fizemos muitas melhorias nas 10 escolas e nos adaptamos às medidas sanitárias exigidas. Qualificamos, treinamos e ofertamos todos os equipamentos de segurança necessários aos educadores. As crianças, dentro dos nossos educandários, estarão seguras e, como é de praxe, receberão ensino de qualidade”, disse Veridiana.

A secretária salienta que os pais/responsáveis que não quiserem encaminhar as crianças para as aulas presenciais terão todo o direito. As vagas, afirmou, estão garantidas.

“Não há obrigatoriedade de comparecimento às escolas pelos alunos e nós, diante do quadro, confirmamos todas as vagas nas escolas. Todos têm direito à educação e nós estamos garantindo”.

Conforme Veridiana, todas as escolas estão em conformidade com os protocolos sanitários e os Planos de Contingenciamento apresentados ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) Municipal. Haverá um número máximo de pessoas por sala de aula, higienização dos ambientes e o distanciamento entre as classes.