Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
11/06/2019 Sec. de Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Escola Imaculada Conceição realiza o II Campeonato de Xadrez

Competição faz parte do projeto “Imaculada Conceição: a escola que queremos. Desenvolvendo competências e habilidades ao jogar xadrez"

O processo ensino-aprendizagem busca métodos e estratégias para o desenvolvimento de atividades dentro das salas de aula que contribuam para a melhoria da educação. O jogo de xadrez, desenvolvido dentro do projeto “Imaculada Conceição: a escola que queremos. Desenvolvendo competências e habilidades ao jogar xadrez”, vem ao encontro desse objetivo.

Com base nisso, a construção do projeto partiu do questionamento: como o jogo de xadrez pode contribuir para o aprendizado global das crianças? O xadrez é um jogo de tabuleiro, que desenvolve habilidades cognitivas fundamentais no processo ensino-aprendizagem como: atenção, raciocínio lógico, memória, percepção, concentração, disciplina, bem como a criatividade, julgamento e planejamento de ações, entre outras capacidades fundamentais ao desenvolvimento humano. O projeto teve diversas etapas entre as diferentes turmas da escola: leitura da “Lenda do Xadrez”, descrita no livro “O homem que calculava”; a transformação do gênero narrativo da Lenda do xadrez em histórias em quadrinhos; e a confecção do material para jogar o Xadrez Humano.

Um dos momentos de grande expectativa no desenvolvimento do projeto foi o Campeonato de Xadrez, que aconteceu nas dependências do auditório do educandário, com a participação dos professores Aline Lima, Geani Paula, Jaqueline Locatelli Dellai e Jovani Zamban e, da Coordenadora Pedagógica do turno da manhã, Greicy Silva.

“Os protagonistas deste projeto são os alunos, sendo que foram selecionados dois estudantes de cada turma entre os 5ºs e 9ºs anos para o Campeonato de Xadrez Interssérie”, disseram as professoras e a coordenadora.

Após diversos jogos e momentos emocionantes, os campeões do II Campeonato de Xadrez foram conhecidos: na categoria Sub 12 – Gustavo Moreira (6º Ano B); e da categoria Sub 15 – Cristiano Dall´Orsoletta (9º Ano A).

“Parabéns a todos os participantes deste projeto. Obrigada pela colaboração e compreensão dos pais e responsáveis pelos alunos envolvidos nas atividades”, agradeceram as organizadoras do projeto de Xadrez na Escola Imaculada Conceição.

Outras Notícias