14/06/2016 Sec. de Educação

Escola Municipal Dr. Jairo Brum é reinaugurada após ampliação e reformas

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, localizada no Bairro Santo André, está 340 m² maior e completamente revitalizada. A cerimônia de reinauguração foi realizada na última sexta-feira (10) e contou com a participação da comunidade e de representantes da Administração Municipal.
\r\n
\r\nCom recursos próprios da Prefeitura,o investimento totalizou R$ 868.743,74. Toda a estrutura da escola, de mais de 1.000 m², foi reformada. Além de uma sala de informática e duas salas de aula construídas, o local conta com um novo espaço na biblioteca, sanitários (masculino, feminino e unissex, adaptado para portadores de necessidades especiais), acesso coberto na entrada e guarita.
\r\n
\r\nDurante seu pronunciamento, o prefeito Paulo Mazutti destacou alguns números que colocam Guaporé como referência em Educação no país. “Hoje nossa rede de ensino conta com 2,7 mil alunos e cerca de 430 profissionais. Mais de 50% do nosso corpo docente possui pós-graduação – um índice 20% acima da média no país. Estamos à frente também nas médias estadual e nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB”, elencou.
\r\n
\r\nMazutti agradeceu a presença da comunidade do Santo André e a disposição das três turmas que, durante o período de obras, tiveram de ter aulas em um local provisório.
\r\n
\r\n“Tenho certeza que valeu a pena esperar. Vocês voltam para um lugar melhor, bem mais preparado para recebê-los. Queremos formar cidadãos e fazer a diferença, esse é nosso objetivo. E isso não se faz com favores, acertos ou promessas vagas. Se faz com foco, planejamento e muito trabalho. E o que foi feito nesta escola é mais uma prova disso”, afirmou.
\r\n
\r\nCom 36 professores, cinco servidores municipais e quatro funcionários terceirizados, a Escola Dr. Jairo Brum atende cerca de 500 alunos, somando educação infantil (pré-escola) e ensino fundamental. À noite, também recebe aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A diretora da instituição, Marta Rejane Pavoni Tramontina, comemorou o resultado e reforçou o compromisso dos profissionais da área da Educação com o ensino em Guaporé:
\r\n
\r\n“Esta é a nossa nova casa! Um ambiente digno do compromisso que todos têm com a educação que é oferecida aos nossos alunos. A escola ficou mais moderna, funcional e com muitos ambientes que favorecem a aprendizagem. Hoje estamos nessa escola imensa, linda, digna do nosso trabalho e nossa comunidade escolar. O resultado do nosso trabalho está nas paredes, na presença de vocês, nas atitudes e no olhar dos nossos alunos. Desejo muito sucesso e espero muita dedicação”, disse.
\r\n25 anos de história
\r\nA reinauguração também celebrou os 25 anos da escola. A secretária da Educação, Valéria Prestes de Oliveira, fez referência à data e reforçou o compromisso do município com as instituições de ensino. “Buscamos a formação de um ser humano pensante e ativo, garantindo a construção de conhecimentos e valores e preparando alunos para os desafios de um mercado de trabalho em constante transformação. Trabalhamos para formar cidadãos honestos, conscientes e confiantes”, salientou.
\r\n
\r\nNa oportunidade, o prefeito também revelou que a Prefeitura está trabalhando em um projeto para a cobertura da área de recreação e esportes da escola. Ele defendeu a política de “desenvolvimento integrado” e participação comunitária adotada pela atual gestão. “Nossa proposta de compreende ações conjuntas. É essa a marca que queremos deixar em toda a cidade”, finalizou.
\r\n
\r\nAlém das obras no Escola Dr. Jairo Brum, o bairro Santo André também teve 3.800 m² das ruas Silvestre Milesi e Salgado Filho pavimentados, com a construção de novos passeios públicos. O investimento em infraestrutura urbana no local supera os R$ 270 mil.
\r\nOutras escolas reformadas entre 2013 e 2016
\r\nEMEIs