Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
14/10/2019 Sec. de Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Escola Municipal Zaida Zanon reinaugura a “Casa de Livros e Leitores Celso Sisto”

Espaço, que abriga centenas de livros, foi “batizado” pelo próprio autor. Sisto esteve em Guaporé e mostrou-se encantado pelo acolhimento da comunidade escolar

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, reinaugurou na tarde da sexta-feira, dia 11 de outubro, a biblioteca da Escola de Educação Fundamental Zaida Zanon. Com a presença do prefeito em exercício Adalberto Bastian, secretária Veridiana Maria Tonini, direção, professores, alunos e funcionários do educandário, comunidade escolar e geral, o espaço de cultura e conhecimento passou a se chamar “Casa de Livros e Leitores Celso Sisto”. O nome é uma homenagem ao escritor carioca que publicou mais de 85 livros para o público infantil e infanto-juvenil.

Sisto, patrono da biblioteca, esteve presente na reinauguração e ficou encantado com o acolhimento da comunidade escolar. Na sua chegada no educandário, o escritor foi recepcionado pelos alunos que cantaram, entregaram um balão com os dizeres “Bem-Vindo Celso Sisto” e “Obrigado pela Presença”. Ao entrar no pátio, todos estavam à sua espera com sorrisos estampados nos rostos. Sisto ficou encantado.

“Que pessoas amáveis, sinceras, afetuosas! Meu coração se enche de alegria, gratidão e esperança”, disse o escritor.

A diretora da Escola Zaida Zanon, Daniela Nervis, agradeceu em nome da comunidade escolar, o carinho demonstrado por Sisto quando convidado a estar presente e por ter aceito fazer parte da história e da memória do educandário. Ela lembrou, assim como o próprio escritor durante seu pronunciamento, que a escolha do patrono da biblioteca se deu através de estudos a respeito dos autores e de uma eleição com vários nomes. Os mais votados no primeiro turno foram André Neves, Marcos Piangers e Celso Sisto. No segundo turno, Sisto venceu.

A secretária Veridiana, ao saudar o escritor e especialista em literatura infantil e juvenil, destacou que o momento era ímpar para a comunidade escolar do bairro São José.

“É com enorme satisfação que recebemos o escritor Celso Sisto. Ao ler algumas de suas publicações fiquei encantada com a forma de como se expressa aos leitores, em especial às crianças e adolescentes. Leitura fácil e enriquecedora. Todos deveriam ler. Parabéns Celso e muito obrigado por estar aqui abrilhantando a reinauguração deste espaço que será muito mais que uma biblioteca. Será um lugar para compartilharmos o conhecimento com as crianças”, disse.

O encantamento de Sisto na escola ficou mais evidente quando professores e alunos encenaram trechos dos livros “Chá das Dez”, “O Coração do Baobá” e “Mãe África”. O escritor ficou maravilhado com a visita à biblioteca que leva o seu nome. A placa foi descerrada na presença das autoridades e ao lado a frase do autor: “É um lugar significativo, emblemático e gratificante ser ‘Casa de Livros e Leitores’. Biblioteca, além de tudo, pra mim é lugar sagrado”.

“Que escola bonita. Que arquitetura linda, cheia de luz. Que visual maravilhoso de parte da cidade. Posso vir estudar aqui? Estou muito feliz com tudo o que vi aqui. Esse é o maior presente que um escritor pode ter: é ver as histórias vivas e estar na ‘boca’ e na memória dos leitores”, disse Sisto.

Na oportunidade, o patrono, como demonstração do carinho pela homenagem recebida de todos da Escola Zaida Zanon, efetuou a doação de aproximadamente 50 livros para as crianças e adolescentes. Todas as publicações estão à disposição na “Casa de Livros e Leitores Celso Sisto”.

Outras Notícias