23/08/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Estação Férrea de Guaporé recebe melhorias na estrutura para receber visitantes

Cerca de cinco mil pessoas irão embarcar e desembarcar no projeto “Trem dos Vales” na Ferrovia do Trigo. Momento é aguardado com ansiedade pela comunidade gaúcha

O Estado do Rio Grande do Sul, em especial os moradores de Guaporé e cidades que integram a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), aguardam ansiosamente o desfecho de um projeto que se arrasta há décadas. A reativação dos passeios de trem na Ferrovia do Trigo (EF-491) é um dos grandes atrativos propostos para alavancar o turismo regional. Paisagens naturais riquíssimas, propriedades rurais que remetem ao passado, bem como a ação do homem em construções de viadutos, com destaque para o Mula Preta e o do Exército (V13), e túneis que desafiavam a engenharia da época, são alguns dos encantos que cerca de cinco mil pessoas irão visualizar nos meses de agosto e setembro durante o “Trem dos Vales”.

Com a parceria da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da empresa Rumo Logística – detentora da concessão da malha ferroviária – oito passeios entre Guaporé e Muçum, trajeto de aproximadamente 45 quilômetros, serão realizados nos dias 31 de agosto, 1º, 7 e 8 de setembro. Todos os mais de 4,5 mil bilhetes colocados à disposição para o passeio foram comercializados em questão de 10 horas. A duração de cada passeio, que passa por cerca de 26 túneis e 17 viadutos, entre eles o Mula Preta e o V13, é de 2h30min.

“Nestes viadutos, que são imponentes, o trem passará a uma velocidade de 5 Km/h para que os turistas possam apreciar a paisagem e essas obras de engenharia incríveis. Será um momento ímpar para todos”, disse Cristiane Viel, secretária de Turismo, Cultura e Esporte.

Para bem atender aos milhares de visitantes e moradores que vão passear pela Ferrovia do Trigo, o Poder Público, de Guaporé, ponto principal de partida e chegada, está investindo na revitalização da Estação Férrea. O imóvel, que há tempos encontra-se desativado pelo Governo Federal, recebe alterações em sua estrutura física interna para melhorar o atendimento. A substituição dos vidros e pintura geral, assim como a limpeza da área arredor para dar condições dos ônibus estacionarem, também faz parte da atividade desempenhada pela secretaria de Obras e Viação.

“Procuramos fazer o melhor para bem recepcionar os visitantes que estarão se deslocando pela Ferrovia do Trigo. É mais um passo que damos rumo ao crescimento do turismo regional. Guaporé é um dos pontos de referência da partida do projeto Trem dos Vales e esperamos agradar aos quase cinco mil turistas que irão passar por aqui”, destacou.

Além das melhorias na Estação Férrea, a equipe está realizando a roçada do trecho ao lado dos trilhos entre Guaporé e Dois Lajeados. A medida é uma das exigências para que houvesse a liberação do passeio.