26/10/2023 Gabinete do Prefeito

Governo do Estado garante balsa entre São Valentim do Sul e Santa Tereza

Edital para escolha da empresa que vai instalar e operar a embarcação e dois rebocadores no rio Taquari foi publicado. Balsa deve estar em operação no começo de 2024

Os prefeitos Valdir Carlos Fabris (Guaporé), Adenir José Dallé (Monte Belo do Sul), Diogo Siqueira (Bento Gonçalves), Gisele Caumo (Santa Tereza), Jerry Ângelo Macagnan (São Valentim do Sul), Tiago Grando (Dois Lajeados) e a vice-prefeito Fabiana Giacomin (Dois Lajeados) receberam na manhã da quinta-feira, dia 26 de outubro, uma excelente notícia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Acompanhados dos deputados Carlos Búrigo, Guilherme Pasin e Neri, o Carteiro, os Chefes dos Poderes Executivos, ouviram do governador Eduardo Leite, em audiência na Casa Civil – Palácio Piratini, que o edital para a escolha da empresa que vai instalar e operar a embarcação e dois rebocadores no rio Taquari, ligando as cidades de São Valentim do Sul e Santa Tereza, foi publicado. Os secretários Artur Lemos (Casa Civil) e Juvir Costella (Logística e Transportes) participaram.

A balsa atenderá veículos de passeio e de carga, sendo instalada em até 70 dias após a publicação do contrato assinado no Diário Oficial do Estado (DOE). As propostas serão recebidas até o dia 30 de outubro. Conforme o edital, o Estado vai pagar o máximo de R$ 622,5 mil pelo custo da instalação e o mesmo valor pela desinstalação dos equipamentos. A tarifa pela travessia será custeada pelos usuários, com valores a serem definidos na cotação eletrônica. O teto chega a R$ 9,64 para veículos leves e R$ 60 para caminhões de seis eixos.

“O governo do Estado pagará a montagem e a desmontagem da estrutura da balsa para que o custo do serviço fique acessível aos usuários”, explicou o governador aos prefeitos da Serra.

A balsa é uma medida paliativa até que a ponte da ERS-431, destruída pela enxurrada no mês de setembro, seja reconstruída. A rodovia é uma das principais ligações do Vale do Taquari para a Serra Gaúcha. A balsa, conforme o edital, deve ter dimensão mínima de 400 metros quadrados e capacidade de carga igual ou superior a 200 toneladas. O vão navegável é estimado em 145 metros e está localizado a cerca de 300 metros da rodovia.

“Dentro da necessidade que estamos passando, a balsa será importante no deslocamento para a região de Bento Gonçalves, Caxias, Farroupilha e outras cidades. Movimentará novamente a economia e voltará a aquecer o turismo dos municípios. Muitos produtores rurais e empresários dependem da travessia. Bom ressaltar que nós (prefeitos da Serra) continuamos cobrando do Governo do Estado a construção da nova ponte da ERS-431. Esperamos o quanto antes a conclusão das questões burocráticas para que a obra seja edificada”, disse o prefeito Fabris, ressaltando que o anteprojeto está sendo finalizado, assim como o orçamento.

Os estudos de modelagem e viabilidade de instalação da balsa para a travessia de uma margem a outra do rio Taquari foram elaborados pelo Departamento de Hidrovias da Secretaria de Logística e Transportes (Selt).