09/05/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Guaporé celebra o Dia do Vinho Brasileiro

Integrando pela primeira vez a programação nacional, município, através de 12 empreendimentos prepara uma programação com farta gastronomia

O amor do brasileiro pelo vinho vem crescendo a cada ano e em Guaporé não é diferente. A bebida, produzida por três vinícolas da cidade, será a estrela principal e o combustível para inúmeras atividades gastronômicas e ligadas ao enoturismo entre os dias 17 de maio e 2 de junho. A cidade, através de 12 empreendimentos em parceria com o Poder Público Municipal – Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, integra pela primeira vez a programação do Dia do Vinho Brasileiro, que em 2019 completa uma década. Serão 15 dias de farta gastronomia harmonizada com vinhos e espumantes de primeiríssima qualidade.

Para celebrar a adesão, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), juntamente com os empresários, realizaram o lançamento oficial do Dia do Vinho Brasileiro em Guaporé. A festividade aconteceu no auditório da Casa da Cultura na noite da quarta-feira, dia 8 de maio, contando com a participação do prefeito Valdir Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Zanatta, presidente do Comtur, empresário Márcio César Garbin, idealizadora do projeto Dia do Vinho Brasileiro a executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, secretários municipais, vereadores, imprensa, empresários e comunidade em geral.

Garbin, que representou os 12 empreendimentos parceiros (Outeiro Gastronomia, Sobrado Restaurante, Restaurante Pastamore, King Bowling Bar, Vinícolas Giaretta, Gheller, Scalco, Pizzaria Tropicaliente, Primo Café, Belas Guaporé, Pizzaria Di Nonno e Bike And Trekking), afirmou que a celebração em Guaporé é integrada e formatada por várias mãos.

“Este é mais um passo que estamos dando para cada vez mais tornar nossa cidade turística. Pela primeira vez integramos o Dia do Vinho Brasileiro e para nós, empresários que abraçamos a ideia ao lado do Poder Público, é extremamente importante. Vamos ofertar o melhor da gastronomia harmonizada com vinhos e espumantes de produção das vinícolas guaporenses. Reafirmamos que a nossa bebida é de excelente qualidade e reconhecida nacionalmente. Estamos esperando vocês para celebrar conosco o Dia do Vinho Brasileiro em Guaporé”, destacou Garbin.

A idealizadora do Dia do Vinho Brasileiro, Márcia Ferronato, além de explicar o surgimento das comemorações alusivas à bebida durante sua explanação, salientou que orgulha-se muito de Guaporé, com apenas três vinícolas e uma produção muito boa de vinho, ter aderido à programação nacional.

“É prazeroso ver a cidade de Guaporé, em especial o Poder Público e os empresários, integrando as comemorações do Dia do Vinho Brasileiro. Buscamos com esse projeto, evidenciar o vinho e nossa cultura. Nada mais importante que celebrar, através da união de esforços, a gastronomia, a bebida e o enoturismo. Parabéns Guaporé e que possamos brindar juntos o sucesso do Dia do Vinho Brasileiro durante estes 15 dias de intensa programação”, salientou.

O prefeito Fabris afirmou que há necessidade de uma valorização do produto nacional e o Dia do Vinho Brasileiro é uma oportunidade para as pessoas descobrirem a variedade da produção e a qualidade que é levada à mesa. Hoje, segundo Fabris, de cada 10 garrafas consumidas no Brasil, uma é nacional.

“O consumo da bebida tem aumentado, porém, precisamos valorizar o que é nosso. Temos produtos de excelente qualidade. Nossas três vinícolas são prova disso. A adesão de Guaporé ao Dia do Vinho Brasileiro é um momento importante para que possamos apresentar o vinho, a gastronomia e as belíssimas paisagens a comunidade local e regional. Temos muito a oferecer. Parabéns aos empresários que abraçaram a programação nacional do Dia do Vinho Brasileiro. Nós Poder Público somos apenas fomentadores de mais um evento que fará muito sucesso”, destacou.

Ao término da cerimônia, os convidados participaram de um coquetel com comidas típicas da região italiana, regadas ao bom vinho e sucos de uva das vinícolas de Guaporé.

Dia do Vinho

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi-RS), e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho.

Dia do Vinho Brasileiro

Programação – Guaporé

17 de maio – Jantar harmonizado no Outeiro Gastronomia

18 de maio – Jantar harmonizado no Sobrado Restaurante