11/11/2015 Sec. Geral de Governo

Guaporé conquista o Prêmio Gestor Público 2015

A Prefeitura de Guaporé foi um dos destaques do Prêmio Gestor Público 2015, realizado no dia 10 de novembro no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O prefeito em exercício, Emílio Carlos Zanon, recebeu o troféu em reconhecimento ao projeto “Semeando o desenvolvimento rural”, ação que promove a capacitação de jovens produtores do município.
\r\n
\r\nA comitiva guaporense esteve representada na solenidade também pelos titulares das pastas de Agricultura, Educação e Assistência Social e Habitação, além de integrantes das equipes técnicas. O Prêmio Gestor Público é considerado um dos principais da área administrativa do país. Ao todo, 84 municípios gaúchos inscreveram 170 projetos, e apenas dez foram premiados na categoria.
\r\n
\r\nA Prefeitura de Guaporé concorria ainda com outros dois projetos: “Ser líder, compartilhe essa ideia”, programa de formação de lideranças que está sendo realizado junto aos alunos do 6º ao 9º ano das escolas Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum e Imaculada Conceição; e o “Programa de Urbanização de Assentamentos Precários”, de ações socioeducativas para as famílias beneficiadas pelos programas de habitação nos bairros Promorar e Vila Verde II.
\r\n
\r\n“Esse prêmio coroa um ano de muitas conquistas para Guaporé”, avaliou Zanon na oportunidade. Direto de Israel, onde participava de expedição técnica, o prefeito Paulo Mazutti cumprimentou a equipe da Administração por todo empenho demonstrado. “Com o apoio e a dedicação de cada um de vocês, estamos qualificando e ampliando o atendimento à população em todos os setores”, destacou.
\r\n
\r\nO Prêmio Gestor Público é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais (Afisvec).
\r\n
\r\nCrescimento com qualidade no setor agrícola
\r\n
\r\nDe acordo com o secretário de Agricultura, Cleto Salvagni, um dos idealizadores do projeto premiado, a iniciativa lançou um olhar diferenciado ao setor rural de Guaporé, com ações práticas que incentivam as novas gerações a permanecer no campo. “Buscamos promover o desenvolvimento agrícola e o seu crescimento econômico propiciando melhores condições de vida às famílias, junto à ampliação da produção, em quantidade e qualidade”, explica.
\r\n
\r\nCriado em 2013 em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Emater/Ascar-RS, Sindicato do Trabalhadores Rurais, cooperativas e produtores, o “Semeando o desenvolvimento rural” consolida oito programas criados para auxiliar e fortalecer os produtores rurais do município. Possibilita a análise das demandas do setor e o desenvolvimento de novas políticas públicas que atendam às suas necessidades.
\r\n
\r\nEntre os benefícios conquistados no período destacam-se: instalação e apoio a nove agroindústrias, manutenção dos empreendimentos rurais existentes com serviços de terraplenagem, limpeza e construção nas propriedades rurais, aumento no valor adicionado da produção agrícola de R$ 54,6 milhões em 2012 para R$ 65,8 milhões em 2014 (aumento de 20,5%) e melhora na produção de leite e seus derivados, bem como da qualidade genética do rebanho.
\r\n
\r\n“Sabemos do potencial de Guaporé no setor primário. Essas iniciativas fazem com que aqueles que já estão no ramo cresçam e melhorem a cada dia e, consequentemente, gerem mais riqueza para o município. Temos consciência que os agricultores têm necessidades financeiras e tecnológicas cada vez maiores para o aumento da produção, e esses avanços estão sendo promovidos pelas políticas públicas da atual gestão”, destaca o secretário.
\r\n
\r\nPara ele, o Prêmio Gestor Público é um reconhecimento merecido pelo esforço de toda a comunidade e da Administração para aprimorar o desempenho do setor primário no município. “Significa que estamos no caminho certo. Nos sentimos gratificados por saber que estamos mudando para melhor a realidade de muitas famílias da zona rural de Guaporé”, completa.