20/12/2016 Sec. da Saúde

Guaporé desenvolve políticas públicas em Saúde e promove qualidade de vida

Você sabe o que são políticas públicas? São o conjunto de ações desenvolvidas por municípios, Estados e União, assegurando direitos de cidadania e qualidade de vida para determinados grupos ou para toda a população. A Prefeitura de Guaporé, através da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolve diversas iniciativas nesse sentido, desde programas mais amplos a pequenos projetos.
\r\nAlgumas dessas ações de menor escala foram implementadas ao longo do ano na Unidade de Saúde Central de Guaporé. No segundo semestre, foi inaugurado o Espaço Criança, um ambiente de lazer para que os pequenos possam se divertir enquanto aguardam pelo atendimento médico. Em dezembro, o posto recebeu o Cantinho da Amamentação. O local proporciona conforto e tranquilidade para que as mães amamentem seus bebês.
\r\nAinda este mês, celebrando o primeiro ano do Grupo de Apoio Oncológico, foi instalado um sino no Posto Central. O instrumento será destinado a anunciar a cura dos pacientes atendidos na unidade. A inauguração do equipamento contou com a participação da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Guaporé.
\r\nAs pequenas ações realizadas pela Prefeitura se integram a outros projetos desenvolvidos nos últimos anos na cidade. Guaporé conquistou duas novas unidades de saúde, instaladas nos bairros Planalto e São José. Com isso, 100% da área urbana recebe atendimento em saúde.
\r\nO município adquiriu ainda uma nova ambulância, uma van e quatro automóveis, qualificando o transporte dos pacientes. Periodicamente, a gestão promove mutirões para medir a pressão e a glicose dos moradores, palestras sobre temas de saúde, além de dinâmicas com grupos vulneráveis, como o Programa Nutrição na Melhor Idade. Com isso, Guaporé amplia sua rede de prevenção e melhora a qualidade de vida das pessoas.
\r\n