16/12/2015 Sec. Geral de Governo

Guaporé é destaque no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2015

Guaporé é a 35ª cidade gaúcha com melhor índice de desenvolvimento municipal, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A lista com a classificação geral dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros foi divulgada no dia 4 de dezembro.
\r\n
\r\nCom nota média de 0,8218, Guaporé garantiu espaço na categoria máxima do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). A avaliação é referente às áreas de saúde, educação, emprego e renda e foi realizada a partir de estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelo Governo Federal. Os números são de 2013.
\r\n
\r\n O índice varia de 0 a 1 ponto para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. A média nacional deste ano ficou em 0,7441.
\r\n
\r\n No quesito saúde, que mede a qualidade de atendimento nos serviços públicos, Guaporé atingiu a nota de 0,9444. Os números utilizados na avaliação são do banco de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Sistema Internações Hospitalares (SIH), todos do DataSUS – Ministério da Saúde. O Rio Grande do Sul se destaca por ser o estado que reúne mais municípios com nível de excelência em saúde: 77%.
\r\n
\r\nEducação foi outra área de destaque em Guaporé, com nota 0,8821. O IFDM – Educação avalia a oferta em educação infantil do município e a qualidade do ensino no nível fundamental, em escolas públicas e privadas.