08/05/2023 Gabinete do Prefeito

Guaporé é Selo Ouro em Transparência Pública em 2022

Levantamento observou 130 itens de controle, contendo informações sobre licitações, diárias, recursos humanos, gestão fiscal, entre outros

A Administração Municipal de Guaporé mais uma vez destaca-se no país pela disponibilidade de informações de interesse social no site oficial (www.guapore.rs.gov.br) e no Portal da Transparência. A clareza e o respeito nos investimentos com o dinheiro público e, principalmente, a valorização dos mais de 25 mil munícipes são as principais marcas do Governo Fabris e Bastian. O índice de transparência, que reconhece Guaporé com o “Selo Ouro”, alcançou 94,80% em escala que vai de 0 a 100%, conforme o “Radar da Transparência Pública”, ferramenta criada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O levantamento observa 130 itens de controle, contendo informações sobre licitações, diárias, recursos humanos, transparência e gestão fiscal e dados sobre as atividades realizadas pela Administração. No Rio Grande do Sul, conforme dados da Atricon, foram avaliados positivamente 109 portais de Prefeituras, Câmaras de Vereadores e do Tribunal de Contas. Destes, 12 atingiram o nível Diamante, 64 o nível Ouro e 33 o nível Prata.

“Na oportunidade, cumpre parabenizar todos os administradores e controladores internos que participaram ativamente dos trabalhos realizados no PNTP de 2022, de forma que, com os seus esforços, foi possível centralizar e obter importantes informações no Radar Nacional”, destaca o ofício enviado à Administração Municipal.

O prefeito Valdir Carlos Fabris afirmou que todos os esforços, inclusive com inovações tecnológicas, estão sendo realizados para facilitar o acesso às informações sobre atividades, resultados e o desempenho da Administração Municipal.

“Resultado de muita dedicação, seriedade e respeito com o que é público. Estou feliz com o desempenho da equipe de Governo que sempre prima pela gestão responsável dos recursos gerados pelo empreendedorismo do nosso povo. O reconhecimento através do ‘Selo Ouro em Transparência Pública’ demonstra o esforço da equipe e aponta que estamos no caminho certo. A distinção é um estímulo para continuarmos e acredito que podemos melhorar mais”, disse o prefeito Valdir Carlos Fabris.

O Radar da Transparência avaliou mais de oito mil portais, entre os Poderes Executivo e Legislativo, de 4.304 municípios no Brasil. Tribunais de Conta dos Estados também passaram por análises em suas plataformas de divulgação.