14/05/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Guaporé participa pela primeira vez da Semana Nacional dos Museus

Atividades on-line e divulgação do Museu de Guaporé em todo o Brasil integram a programação

Lindo, revitalizado e repleto da história do trabalho da nossa gente. Assim é o Museu Municipal de Guaporé, na secular Casa Maia, que abriga a história da imigração, da joia, da confecção, da fé e do trabalho de um povo. Mesmo em meio à pandemia, a secretaria de Turismo e Cultura está buscando formas de divulgar e valorizar esse patrimônio cultural, além de divulgá-lo para todo o Brasil. Desta fora, participa pela primeira vez da Semana Nacional dos Museus, de 17 a 23 de maio de 2021.

A Semana Nacional dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), ocorre anualmente desde 2003, sendo atualmente um dos maiores eventos do setor.

Este ano, o evento que ocorrerá com atividades prioritariamente on-line, carrega a provocação sobre o futuro dos Museus no Brasil, levando os participantes a refletir se “Estamos transformando os museus ou apenas os mantendo?”.

“Foi motivado por essa pergunta que o Museu Municipal de Guaporé se mobilizou para participar, pela primeira vez em toda sua história, da Semana Nacional dos Museus.  Entendemos que a nossa estreia no evento simboliza um momento ímpar na nossa história, provando que além de preservar a memória cultural do Município, cabe ao Museu buscar novos meios de tornar nosso passado tão brilhante quanto nosso futuro, valorizando sempre as mudanças e o trabalho honrado, marca registrada do nosso povo”, diz o secretário Odacir Toldi.

Na programação, diversas atividades culturais on-line envolvendo Museus de todo o país.

“Produzimos um vídeo institucional da nossa Casa Maia, e todo seu acervo. Será um verdadeiro tour por nosso Museu Municipal, incentivando sua valorização e visitação assim que for possível a retomada do Turismo de forma mais abrangente, pós-pandemia”.

Confira a programação de Guaporé na semana nacional:

Inauguração da página do Museu Municipal de Guaporé no site Turismo Guaporé contendo vídeo de Apresentação dos espaços que fazem parte do museu.

Local: https://turismo.guapore.rs.gov.br/

18/05/2021 Disponibilização de tour virtual pelas dependências do Museu Municipal de Guaporé.

Local: https://turismo.guapore.rs.gov.br