16/10/2015 Sec. Geral de Governo

Guaporé recebe visita de avaliadores do Prêmio Gestor Público

O Poder Executivo de Guaporé, através das Secretarias Municipais de Agricultura, Educação e Assistência Social e Habitação, inscreveu três projetos no Prêmio Gestor Público – Edição 2015, que tem como tema “Investir em sonhos é mudar a realidade”. Estão concorrendo à honraria, realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais Estaduais (Afisvec), os projetos “Semeando o Desenvolvimento Rural” (Agricultura), “Ser líder... Compartilhe essa ideia!” (Educação) e “Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários-PAC II” (Assistência Social e Habitação).
\r\nPara verificar o andamento dos projetos e sua importância no contexto local, as auditoras fiscais Adriana de Oliveira, Juliana Debaquer e Berenice Longo, estiveram em Guaporé, quando foram recebidas pelo Prefeito Paulo Mazutti em seu gabinete. As avaliadoras também foram recepcionadas pelos secretários Cleto Salvagni (Agricultura), Valéria Nara Prestes de Oliveira (Educação) e Valcir Fanton (Assistência Social e Habitação), e pelos responsáveis das equipes de elaboração dos projetos.
\r\nO Prêmio Gestor objetiva reconhecer, publicamente, ações desenvolvidas pela Administração Municipal do Rio Grande do Sul, que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam, incentivando assim, a melhoria da gestão pública, bem como seus gestores municipais em adotar iniciativas inovadoras, criativas e que atendam à metodologia de projetos. A divulgação dos vencedores ocorre no dia 21 de outubro. A premiação será na noite de 10 de novembro, no teatro Dante Barone, junto a Assembleia Legislativa.
\r\nO Município de Guaporé, desde a criação do Prêmio Gestor Público, se destacadou com projetos que mudaram a realidade de muitas famílias. O Executivo há anos tem sido premiado com troféus e certificados de reconhecimento pelas ações desenvolvidas em prol a sua comunidade.
\r\nProjetos inscritos
\r\nSemeando o Desenvolvimento Rural
\r\nO projeto, da Secretaria da Agricultura, compõe-se da necessidade de um olhar diferenciado ao setor rural. Busca, com a consolidação de oito programas, incentivar as novas gerações a permanecer no campo, com a produção primária, bem como inovar através de incentivos que possibilitam a melhora na produtividade, e consequentemente, o aumento da arrecadação municipal e reinvestimento nas políticas públicas e no exercício da cidadania. O objetivo principal é promover o desenvolvimento do setor agrícola e o seu crescimento econômico, propiciando melhores condições de vida às famílias, a permanência e retorno ao meio rural e a ampliação da produção com qualidade.
\r\n
\r\nSer líder... Compartilhe essa ideia!
\r\nO projeto, da Secretaria da Educação, tem como objetivo formar educandos com espírito de liderança a fim de desenvolverem ações de melhoria no convívio coletivo, com visão multiplicadora e atuante na escola. A capacitação para as lideranças juvenis acontece através do apoio de parceiros voluntários para mediar as atividades desenvolvidas. Para desenvolver a proposta, dois representantes por turma, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum e Imaculada Conceição, estão realizando encontros extraclasse, orientação e troca de experiências. Além dos encontros presenciais, os líderes serão multiplicadores de conhecimentos e boas ações, desenvolvendo atividades sugeridas ou construídas por iniciativa própria, em parceria com o professor conselheiro, para o bem coletivo da escola e da sala de aula.
\r\nPrograma de Urbanização de Assentamentos Precários
\r\nO projeto, da Secretaria da Assistência Social e Habitação, está sendo executado nos loteamentos Promorar e Vila Verde II e prevê investimentos em infraestrutura, regularização fundiária de 25 lotes, construção de 63 unidades habitacionais, melhoria de 83 unidades habitacionais, construção de quadra coberta com espaço multiuso e de uma praça. Em consonância a execução das obras, as famílias beneficiadas direta ou indiretamente, estão participando de encontros previstos pelo Projeto Técnico Social que são realizados semanalmente no bairro. As ações socioeducativas são executadas através de orientações reflexivas e socialização de informações, realizadas por meio de abordagens individuais, grupais ou coletivas aos usuários, famílias e população. As intervenções visam contribuir com o desenvolvimento de autonomia e protagonismo dos moradores na conquista de melhorias na qualidade de vida e na construção de uma comunidade cada vez melhor.