22/08/2023 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Guaporé recepciona a 86ª Corrida do Fogo Simbólico

Centelha foi trazida pela Liga de Defesa Nacional, representada no ato pelo Coronel Ataíde Moraes Rodrigues

Abrindo as comemorações da Semana da Pátria, o Município de Guaporé, através da presença do prefeito Valdir Carlos Fabris e demais autoridades do Governo, acompanhados de representantes da Câmara de Vereadores, servidores do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), integrantes do Grupo Escoteiros Nacê, representantes de entidades e comunidade, recepcionou na segunda-feira, dia 21 de agosto, a 86ª Corrida do Fogo Simbólico.

A centelha, trazida pela Liga de Defesa Nacional, representada no ato pelo Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, foi recebida no trevo principal pelos bombeiros, soldados Cleiton, Guatemin e Foza, e corredores Iva Ormarini e Paulo da Cruz. Foram eles os responsáveis pela condução da chama até o largo central da Praça Vespasiano Corrêa. O acendimento provisório da pira ficou a cargo do prefeito Fabris e, na sequência, houve o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual, Municipal e Mercosul, acompanhando o Hino Brasileiro.

Em 2023, a Corrida do Fogo Simbólico marca como temas Nacional o “Centenário do Falecimento de Rui Barbosa de Oliveira – o Águia de Haia”, Estadual o “Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista” e Municipal o “120 anos de emancipação de Guaporé”. A cerimonia procura, conforme o Coronel Ataíde, manter viva a chama que alimenta os valores da terra, cultura e a história do povo brasileiro. Busca transformar a sociedade em prol de uma nação em que todos possam viver e conviver com dignidade.

“Trazer ao valoroso povo desta comunidade, um gesto de estímulo, incentivo e motivação para que desenvolva, quer de forma individual ou coletiva, os referidos sentimentos. Aqui estamos nós, trazendo para a comunidade a centelha sagrada da Pátria que certamente, pelo seu nobre significado cívico/patriótico, terá o condão de desencadear e ampliar na alma de cada munícipe local o sentimento de amor ao país que lhe foi berço. Nobre cidadão desta terra: o Brasil conta contigo”, disse.

Fabris, durante seu pronunciamento, destacou o significado do patriotismo e o momento vivido em Guaporé, que, no mês de dezembro, completará 120 anos de história.

“É um orgulho para nós receber a chama do Fogo Simbólico da Pátria. Feliz, Coronel, pela sua presença novamente em nossa cidade. Estamos sempre trabalhando para que cada vez mais Guaporé cresça e se desenvolva. Sem o povo, nada se consegue. Povo esse que é trabalhador, honesto e tem liberdade. Liberdade de expressão e comportamento. Que honra ser prefeito de Guaporé neste ano que comemora 120 anos. Cidade pujante e que está entre as melhores do Brasil. Isso nos deixa entusiasmado”, afirmou.

Sempre acolhida com muito carinho pela comunidade guaporense, a Liga da Defesa Nacional conta com 10 equipes espalhadas pelo Rio Grande do Sul para a entrega da chama do fogo simbólico. São mais de 200 municípios que recepcionam os representantes da centenária entidade. A equipe comandada pelo Coronel Ataíde, que há anos presenteia Guaporé com o ato, percorrerá 33 cidades.