13/04/2019 Sec. do Meio Ambiente

Guaporé recolhe mais de 1,5 tonelada de lixo em ação do projeto “Viva o Taquari-Antas Vivo”

Atividade, com apoio da secretaria de obras e empresas Brookfield e Hidrotérmica, aconteceu no Arroio Barracão e na estrada vicinal de acesso à Linha Três de Maio/Brítola

Mais de 1,5 tonelada de resíduos secos sólidos, orgânicos, eletrônicos e volumosos foram recolhidos por servidores das secretarias de Meio Ambiente e Obras/Viação, juntamente com colaboradores das empresas Brookfield e Hidrotérmica, na sexta-feira, dia 12 de abril, durante as atividades desenvolvidas no âmbito da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, tendo como finalidade a proteção dos rios Taquari e Antas e seus afluentes. Denominada como projeto “Viva o Taquari-Antas Vivo”, a ação visa garantir a qualidade das águas, ao mesmo tempo que retira dos leitos e das margens dos flúmens o lixo depositado de forma irregular.

Marcada para o dia 5 de abril, data estabelecida pelos organizadores do projeto – devido as comemorações da Semana Mundial da Água (22 de março é o dia mundial da água), a atividade foi remarcada em Guaporé pela secretaria de Meio Ambiente em virtude da instabilidade nas condições climáticas. Com tempo bom, os servidores e colaboradores das empresas passaram pelo Arroio Barracão e na estrada vicinal que liga os bairros Santo André e Nossa Senhora do Carmo (Pinheirinho) a Linha Três de Maio/Brítola. O que perceberam foi o descaso com a natureza. Sacolas e garrafas plásticas, restos de materiais de construção, sofás, colchões, caixas de papelão, equipamentos eletrônicos, entre outros materiais, foram descartados no leito e nas margens do arroio.

“Foi uma ação de sucesso dentro do projeto “Viva o Taquari-Antas Vivo”. Retiramos mais de 1,5 tonelada de lixo que não deveria estar poluindo o meio ambiente. Infelizmente parte da comunidade, poucos, mas que causam grande estrago, ainda não tem consciência do quanto estão prejudicando o futuro da cidade. É inadmissível que ainda descartem irregularmente o lixo no Arroio Barracão, nas margens das estradas vicinais e terrenos baldios. O Poder Público, através da secretaria de Meio Ambiente, tem se empenhado ao máximo para oportunizar o recolhimento de todos os tipos de resíduos, sejam eles secos sólidos, eletrônicos, orgânico e volumosos. Esperamos que a comunidade tenha mais consciência e colabore com a natureza. É muito bom para a nossa geração, mas será importante para as futuras”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Monia Zampeze.

Além do recolhimento dos resíduos dentro do projeto “Viva o Taquari-Antas Vivo”, foram plantadas mais de 100 mudas de árvores nativas ao longo das margens do Arroio Barracão, num trecho compreendido entre o Cemitério Municipal e a capela da Linha três de Maio/Brítola. O objetivo do plantio é dar continuidade aos trabalhos de bioengenharia já aplicados e recuperação da Área de Preservação Permanente, visto a importância da mata ciliar para qualidade das águas, controle de processos erosivos, aumento de biodiversidade e consequentemente assegurar o bem estar da população.

“É um gesto simples, mas que reforça a importância que todos devem dar para o meio ambiente. Foram pouco mais de 100 mudas, mas estamos nos programando para novas ações ao longo de 2019. Agradecemos o apoio dos servidores da secretaria de Meio Ambiente e Obras, e dos colaboradores das empresas Brookfield e Hidrotérmica que se engajaram no projeto. Muito obrigado”, destacou Monia.