08/12/2015 Sec. da Saúde

Inaugurada nova Unidade Básica de Saúde

A sétima Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guaporé, a Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurada na sexta-feira (4). Uma equipe de 15 profissionais já está atendendo no local. A área de atendimento alcança uma população de 3.500 pessoas – média de mil famílias – dos bairros Planalto e Conceição.
\r\n
\r\nA Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atua na UBS conta com clínico geral, obstetra, ginecologista, enfermeiro, dentista, farmacêutico, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros. O espaço possui quatro consultórios médicos, dois odontológicos e uma sala de educação em saúde para crianças.
\r\n
\r\nDurante a cerimônia de inauguração, o prefeito da cidade, Paulo Mazutti, destacou que o desafio é seguir a política de humanização de atendimento implementada nas outras unidades.
\r\n“Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma rede de assistência que garanta segurança e forneça as oportunidades necessárias para que as pessoas possam crescer, com saúde e bem-estar”, enfatizou.
\r\n
\r\nO investimento total para a obra foi de R$ 587 mil – R$ 512 mil em convênio com o governo federal mais uma contrapartida de R$ 75 mil do município. A Prefeitura ficou responsável também pela infraestrutura do entorno. Além da arborização e da construção do passeio público, foram pavimentados mais de 2 mil m² da Rua João Pedro Ortiz – onde fica situada a UBS.
\r\n
\r\nGuaporé hoje conta com 100% de atendimento em saúde na zona urbana. Na rede pública do município, cuja população ultrapassa os 24 mil habitantes, são realizados, por dia, em média 320 atendimentos clínicos e cerca de 80 odontológicos.
\r\n
\r\nNo início de 2016, a Prefeitura inaugurará outra Unidade Básica de Saúde na cidade, no bairro São José.