24/05/2016 Sec. Geral de Governo

Inauguradas a UBS São José e a Escola Municipal Zaida Zanon

O Poder Público de Guaporé entregou oficialmente para a comunidade em solenidade realizada na sexta-feira, dia 20, a Unidade Básica de Saúde (UBS) São José e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon, ambas localizadas na Rua Irmão Eduardo, no Bairro São José. O projeto propõe desenvolvimento integrado entre as áreas da Saúde e da Educação, e conta com investimento que ultrapassou a casa dos R$ 2 milhões em recursos do Governo Federal e contrapartida do município. Autoridades locais com destaque para o Prefeito Paulo Mazutti, vice-prefeito Emílio Carlos Zanon, presidente da Câmara de Vereadores Andréia Caron (PP), regionais e estaduais como a presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS), deputada Silvana Covatti (PP), o deputado federal Covatti Filho (PP), o deputado estadual Sérgio Turra (PP), além de familiares da homenageada Zaida Zanon, secretários da municipalidade, vereadores, diretores de escola, autoridades da segurança pública e comunidade em geral, prestigiaram a cerimônia que aconteceu nas dependências do educandário.
\r\n
\r\nA UBS São José, instalada desde 2012 em um prédio alugado, ganhou ampla, moderna e eficiente sede, com área de 324,51 m², para atender os mais de 2,8 mil pacientes cadastrados. Os investimentos beneficiam aproximadamente 800 famílias e proporcionam uma média de 160 atendimentos diários. A equipe técnica é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, higienistas, atendentes de farmácia, recepcionista e agentes de saúde. A Secretária Municipal da Saúde Patrícia Messa Urrutigaray destacou que o momento ficará marcado na história do Bairro São José e também da comunidade guaporense.
\r\n
\r\n“A Unidade Básica de Saúde vai transformar a realidade de muitas pessoas. Para nós, que nos empenhamos todos os dias para qualificar os serviços de saúde de Guaporé, este momento serve como prova de que o trabalho deve ser realizado com comprometimento, seriedade e planejamento. São ações como estas que fazem de Guaporé um dos poucos municípios do Estado a contar com 100% de implantação do Programa de Estratégia da Saúde da Família (ESF), são sete equipes em seis unidades básicas de saúde, cinco delas em prédios próprios, todos construídos nos últimos 12 anos”, disse.
\r\n
\r\nAo lado da UBS São José, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon já está em funcionamento desde o início deste ano, e possui área total 850,24m². A instituição acolhe, nesta etapa inicial, 80 alunos da pré-escola e anos iniciais, mas com capacidade para atender até 360 crianças em todas as turmas do ensino fundamental, até o nono ano. A equipe de trabalho é composta por 16 profissionais do serviço público, além de terceirizados nas áreas de vigilância e limpeza. A Secretária de Educação Valéria Prestes de Oliveira, relembrou a trajetória de lutas na área educacional travadas pela homenageada Zaida Zanon e disse que a Escola, que leva o seu nome, trará um avanço expressivo para a comunidade.
\r\n
\r\n“Agora, as famílias dessa região têm uma opção nova para matricular seus filhos. Um espaço de alta qualidade, com infraestrutura para bem atender as crianças. E que se integra à rede que já conta com a Escola Gasparzinho, na educação infantil, agora oferecendo o ensino fundamental através deste novo espaço. Tudo perto de casa, levando mais segurança e praticidade aos pais. Essa escola é uma conquista histórica para a nossa cidade”, destacou.
\r\n
\r\nA área onde foram edificadas a UBS São José e a Escola Zaida Zanon, e onde está localizado o campo da comunidade, possui mais de 16 mil m2 (que pertencia a Associação Beneficente São Carlos), foi adquirida pela Administração Municipal. Segundo Mazutti, a inauguração é um passo largo em direção ao futuro planejado para a cidade.
\r\n
\r\n“Nossa missão sempre foi clara: agir com responsabilidade, respeito ao contribuinte, ouvir as demandas da população e trabalhar com prioridades para fortalecer os serviços públicos, infraestrutura, a qualidade de vida, o desenvolvimento de cada cidadão e olhar para aqueles que mais precisam. O projeto integrado do Bairro São José veio para transformar a realidade de centenas de famílias. Tudo isso aqui é de vocês! Portanto, cuidem bem, respeitem o fluxo de atendimento e a dinâmica adotada pelas equipes. Podem ter certeza que todos estão aqui para ajudar”, afirmou.
\r\n
\r\nAinda em seu pronunciamento, o prefeito Mazutti destacou:
\r\n“Espero, do fundo do coração, que a comunidade do Bairro São José cresça, se desenvolva, que aqui se formem novos professores, novos médicos, novos empresários! Que todo aluno e toda aluna desta escola possa prosperar junto com suas famílias e com o nosso município”.
\r\n
\r\nA chefe do Legislativo Gaúcho Silvana Covatti, afirmou em seu discurso que é um privilégio poder acompanhar o crescente desenvolvimento de Guaporé, município que a acolheu e que considera sua casa.
\r\n
\r\n“Que felicidade compartilhar este momento com os guaporenses. Um município referência por sua prosperidade e gestão pública - o que se comprova com as inaugurações que aqui presenciamos. Parabenizo a família Zanon, por manter viva a memória e a inspiradora trajetória da professora Zaida, além de toda a comunidade e envolvidos na realização deste projeto! Estas conquistas trazem qualidade de vida para a população e são fundamentais na construção de um futuro sólido e ainda mais próspero”, ressaltou a parlamentar.
\r\n
\r\nAlém destas benfeitorias inauguradas, a comunidade, em especial os desportistas, aguardam com ansiedade a recuperação do campo de futebol. Recursos para a construção de vestiários, o cercamento, as casamatas, entre outros, devem ser investidos nos próximos meses.