Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
17/07/2015 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Informações sobre a doença meningocócia - Meningite

A meningite é uma doença de notificação e investigação compulsória caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias, no...

A meningite é uma doença de notificação e investigação compulsória caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias, no entanto outros agentes etiológicos também podem causar meningite como fungos e parasitos.
\r\n
\r\nEntre as meningites bacterianas a Doença Meningocócica (DM) é a de maior relevância epidemiológica em função da morbimortalidade e da transcendência da doença, sendo esta a prioridade para as ações de vigilância epidemiológica. A doença meningocócica é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos, classificados de acordo com o antígeno polissacarídeo da cápsula. Os mais freqüentes são o A, B, C, Y e W.
\r\n
\r\nA transmissão ocorre através do contato direto e prolongado de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.
\r\n
\r\nOs sinais e sintomas da doença são: febre alta, cefaléia, vômitos, rigidez de nuca alteração do sensório, petéquias e/ou sufusões hemorrágicas entre outros. Nos menores de 1 ano destaca-se irritabilidade, choro persistente e abaulamento de fontanela.
\r\n
\r\nDúvidas e esclarecimentos maiores procure uma Unidade de Saúde próxima a você.

Outras Notícias