29/04/2019 Sec. de Educação

Inscrições para estudantes universitários receberem benefício do Poder Público abrem dia 20 de maio

Fichas de inscrição e orientações estão disponíveis no site www.guapore.rs.gov.br. Consulte documentação necessária

O Poder Público Municipal inicia o processo de cadastro para repasse de auxílio aos estudantes universitários de Guaporé. A mudança no processo de repasse de verbas foi necessário devido às irregularidades apontadas na prestação de contas da Associação Guaporense dos Estudantes Universitários (AGEU). A entidade, que administrava os recursos repassados pela Administração Municipal, não conseguiu apresentar documentos legais para aplicação dos R$ 120 mil encaminhados em 2017 e parte do valor retornou aos cofres públicos.

No ano seguinte, novamente sem conseguir regularizar-se, a AGEU e os mais de 600 acadêmicos que se deslocam para as instituições de ensino superior instaladas em Lajeado, Casca, Bento Gonçalves e Passo Fundo, começaram a buscar novas alternativas para que o auxílio fosse possível e dentro das exigências legais.

O Poder Público estudou modelos implantados em outros municípios e formulou uma Lei específica com uma nova proposta aprovada pela Câmara de Vereadores.

Desta forma têm direito ao auxílio: estudantes técnicos e universitários do Município de Guaporé que estiverem regularmente matriculados em universidades, faculdades ou centros universitários, localizados a até 120km de distância do Município, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e não oferecidos por instituições locais e de forma presencial.

Para receber o auxílio o estudante deverá ser residente e domiciliado no município de Guaporé, devendo estar comprovadamente e regularmente matriculado e frequentando curso de nível superior ou técnico. A inscrição será efetuada na secretaria da Educação.

O auxílio será concedido aos estudantes de primeira graduação do ensino técnico e superior, estudantes de pós-graduação, mestrado, doutorado e segunda graduação. O Poder Público subsidiará o valor total de R$ 120 mil no exercício de 2019, a ser pago proporcionalmente a cada estudante, dependendo do valor da viagem/dia de cada um.

Passo a passo

No site www.guapore.rs.gov.br o estudante deverá preencher ficha de inscrição e providenciar a documentação necessária.

De 20 de maio a 21 de junho, o estudante deverá procurar a secretaria de Educação, junto à responsável, para a entrega de ficha e documentos e validação de inscrição.

Após, o repasse relativo a cada estudante será depositado em conta corrente relativo ao número de dias e viagem de cada um, até o mês de agosto de 2019.

Abaixo a ficha de inscrição para imprimir e preencher.

Informações:

(54) 3443 5422, com Andréia Visentin, responsável.

Documento(s)