23/10/2015 Sec. Geral de Governo

Jovens de Guaporé recebem certificado de dispensa do serviço militar

A 7ª Delegacia do Serviço Militar de Guaporé, que tem como delegado o 1º Tenente Valmir Pedro Alba, realizou na manhã da sexta-feira, dia 23 de outubro, a cerimônia de dispensa de incorporação e compromisso a Bandeira dos cidadãos da Classe 1997. 71 jovens receberam das mãos das autoridades municipais os certificados de dispensa da prestação do serviço militar inicial. A solenidade, com a presença do presidente da Junta do Serviço Militar, prefeito Paulo Olvindo Mazutti, secretários da municipalidade, vereadores, representantes da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, imprensa e familiares dos jovens, aconteceu no largo central da Praça Vespasiano Corrêa.
\r\n
\r\nDurante a apresentação da Bandeira Nacional, a Secretária Municipal de Educação Valéria Prestes de Oliveira, destacou que o pavilhão deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros, pois desperta em cada um, a gama de sentimentos que nos liga à terra, à família e às aspirações nacionais.
\r\n“Neste dia em que prestais o sagrado juramento à Pátria, lembrais que a maior lição que aprendemos através da nossa Bandeira é a busca constante de evolução e aperfeiçoamento dos ideais de justiça e liberdade, inspirados em Deus, sublimados na fé e confiança nos altos destinos do Brasil”.
\r\n
\r\nO 1º Tenente Alba coordenou a cerimônia durante o momento de Juramento e destacou que o serviço militar é obrigatório e consta no artigo 143 da Constituição Federal. A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1º dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.
\r\n“O compromisso é dos jovens que foram dispensados do serviço militar inicial de Guaporé. O Exército, de uma maneira geral, realiza essa cerimônia para que os jovens possam, a partir de agora, fazer parte da equipe que comanda os destinos do nosso Brasil. A solenidade marca o compromisso deles em trabalhar para o bem do nosso povo”, destacou.
\r\n
\r\nO Certificado de Dispensa do Serviço Militar (CDI) é de suma importância, sem este documento os jovens não podem, por exemplo, obter o passaporte, além de não poder realizar a inscrição em concursos públicos, o ingresso no serviço público ou em instituições da iniciativa privada, entre outros procedimentos. Os jovens durante o Juramento comprometem-se defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, se necessário, caso sejam convocados em momentos emergenciais.