16/07/2020 Gabinete do Prefeito

Junta do Serviço Militar de Guaporé informa a prorrogação do prazo de alistamento militar

30 de setembro é o novo prazo final para jovens que completam 18 anos em 2020. Alistamento Militar pode ser feito online

O Governo Federal, através do Ministério da Defesa, prorrogou o prazo para o alistamento militar até o dia 30 de setembro. O serviço é obrigatório para jovens, do sexo masculino, que completam 18 anos em 2020 e tem a duração de um ano. A extensão do prazo é em razão das ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19).

Conforme a Junta do Serviço Militar (JSM) de Guaporé, sob responsabilidade de Vinícius Dall’Agnol, os jovens poderão efetuar o alistamento, mesmo com atendimento presencial, através do site www.alistamento.eb.mil.br, gratuitamente.

“Pedimos para que utilizem o site e realizem a inscrição online. É mais rápido e seguro para todos. Se houver a necessidade de comparecer à Junta do Serviço Militar, pedimos para que venham de máscara e respeitem o distanciamento social”, disse Dall’Agnol.

Os documentos necessários para o alistamento militar são: Cadastro de Pessoa Física (CPF); certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e um documento oficial com fotografia (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

“É importante que não percam o novo prazo. Nós estamos à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários para os jovens. Mas, de forma online, é bem simples e rápido para efetuar o alistamento militar”, destacou.

O jovem que perder os prazos deve ir à Junta de Serviço Militar, localizada no Centro Municipal Termignoni, pagar uma multa militar e dar andamento ao processo de inscrição. Além do valor, quem não efetuar o alistamento estará em débito com o Serviço Militar e não poderá: obter passaporte ou prorrogação de sua validade; de ensino, inscrever-se em concurso público; receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; entre outros.

No slogan do Exército Brasileiro o destaque: “Na luta contra o coronavírus. Com você, venceremos essa batalha”.