05/09/2018 Sec. da Agricultura

Juventude que renova e empreende no interior de Guaporé

Incentivar a permanência e a renovação das pessoas que se dedicam ao setor primário é uma das metas do Poder Público. É do interior que sai a riqueza que alimenta todas as cidades. Que movimenta a economia. O turismo. Cada vez mais, com competência e talento, surgem projetos no setor primário, que consolidam Guaporé como um polo na região em agricultura, pecuária, agroindústrias.
\r\nO Projeto Jovem Empreendedor Rural foi pioneiro em linhas de crédito para incentivar a juventude a empreender. E tem rendido bons frutos. Mais um exemplo de vem da jovem Giovana Barato, que está abrindo uma queijaria, no interior do município.
\r\n“Sempre trabalhamos com gado leiteiro, e eu queria empreender em algo neste sentido. Meu pai cuidava de tudo em nossa propriedade rural, e eu formada na faculdade, resolvi unir o útil ao agradável. Foi da minha mãe, Jane, a ideia da agroindústria de queijos, afinal, todo mundo ama queijo! Com uma ideia na cabeça e muito trabalho, com apoio do meu namorado, encaramos esse desafio! Somos quatro pessoas,meu pai Mano, minha mãe Jane e meu namorado Tainar Belatto, e eu construindo esse sonho . Desde agosto do ano passado trabalhamos em busca dos recursos, através de financiamento, adequação ao programa Jovem Empreendedor Rural, e em julho começamos a construir. A estrutura está em fase final. Estamos ansiosos e acreditamos que em janeiro de 2019 nossa agroindústria será inaugurada. Ofereceremos para Guaporé e região deliciosos queijos coloniais, prato, coalho, parmesão, puína! Os sabores da colônia, com o auxílio de nossas vaquinhas tratadas a pasto e muito carinho, o que agrega valor ao produto. Estamos muito felizes”, diz Giovana.
\r\nO Prefeito em Exercício Adalberto Bastian e o Oficial de Gabinete da Agricultura Hélio Bresolin visitaram as obras e acompanham de perto todas as iniciativas do setor. “Também auxiliamos com a terraplenagem, com o suporte para o empreendimento. Quando o setor primário cresce, todos ganham”, disse Hélio.
\r\nPara Bastian, o empreendedorismo e a força da juventude fazem toda a diferença, na indústria, comércio, serviços e setor primário. “A criatividade, o trabalho, a ousadia e a competência dos jovens precisa ser incentivada”, afirmou.
\r\n
\r\nNa foto, momento da visita às obras.
\r\n