05/12/2022 Sec. do Meio Ambiente

Mais de 26 toneladas de lixo eletrônico são entregues pela comunidade em Guaporé

5º e último recolhimento de 2022 aconteceu na praça Vespasiano Corrêa e nos bairros Ferroviário, Nossa Senhora da Saúde e Canecão

A comunidade guaporense atendeu ao chamado e uma quantidade recorde de produtos eletrônicos foram destinados corretamente na quinta e última etapa da coleta de 2022. Realizado pela Administração Municipal, através das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, o recolhimento de lixo eletrônico, ou a coleta de resíduos eletrônicos, aconteceu no sábado, dia 3 de dezembro, em quatro pontos da cidade, registrando mais de 26 toneladas descartadas pelos munícipes. O número é cinco vezes superior ao entregue na quarta edição, por exemplo, surpreendendo a secretária Monia Zampeze.

Ao longo do dia, servidores da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de escoteiros e voluntários, estiveram arrecadando os resíduos na praça Vespasiano Corrêa e nos bairros Ferroviário, Nossa Senhora da Saúde e Canecão. A cada instante moradores chegavam com televisores de tubo e LED, CPUS, máquinas de lavar, fornos elétricos, notebooks, telefones, chuveiros elétricos, aparelhos antigos de DVD, videocassete e som, entre outros equipamentos de informática, eletrônicos e linha branca.

“Nos surpreendeu a mobilização da comunidade para o descarte correto destes produtos altamente poluentes no meio ambiente. A média, pelas últimas edições, era de quatro a cinco toneladas arrecadadas. Levei um susto quando os colaboradores da empresa Natusomos entraram em contato para informar o total destinado. 26 toneladas é uma quantia muito alta. Parabéns aos munícipes que estão cada vez mais conscientes do seu papel para que tenhamos um mundo melhor”, disse a secretária.

Monia agradeceu ainda todos aqueles que descartaram corretamente quantias significativas de vidros no Ecoponto, localizado na praça Vespasiano Corrêa.

“Era o ponto exclusivo para a entrega. Muitas pessoas perguntavam sobre o descarte de vidros e demos mais essa opção. Que sigamos querendo sempre o bem para o nosso meio ambiente. Que 2023 tenhamos o mesmo sucesso do recolhimento deste ano e que todos tenham a consciência do descarte correto e não em terrenos baldios como verificamos por diversas vezes”, salientou.

A coleta de eletrônicos conta com a parceria dos integrantes do Grupo Escoteiro Nacê, empresa Natusomos e o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA). Para 2023, conforme Monia, a proposta é realizar quatro ações de recolhimento de eletrônicos.