06/12/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Maria Fumaça encanta em mais uma edição do projeto 'Natal nos Trilhos'

Histórica locomotiva movida a carvão deixou saudades

O Trem da magia. O Trem da emoção. O Trem que encantou. O Trem do Natal. Antes mesmo da Maria Fumaça Mallet 204, construída na década de 50, apontar na reta da Ferrovia do Trigo, centenas de pessoas se aglomeravam na plataforma e nos arredores da Estação Ferroviária de Guaporé. A chegada da histórica locomotiva movida a carvão, dentro do projeto “Natal nos Trilhos”, marcou-se pelo carinho demostrado pela comunidade de Guaporé e região quando o primeiro apito soou e os vagões todos iluminados e decorados apareceram, bem no clima natalino. Mesmo de longe, um frisson tomou conta, em especial das crianças. Todos buscaram os melhores lugares para registrar o momento. O trem trazia alegria e entretenimento para Guaporé. Dentro dele, também estava o Papai Noel que, de forma mágica, distribuiu balas e, principalmente sorrisos e abraços para a criançada.

O “Natal nos Trilhos”, promovido pela empresa Rumo Logística, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Poderes Públicos, está percorrendo 36 cidades gaúchas e catarinenses até o dia 15 de dezembro. A “Capital da Hospitalidade”, pelo segundo ano consecutivo, recebeu carinhosamente a Maria Fumaça e seus tripulantes. Diferente da edição passada, a noite estava clara, sem chuva e com enluarada.

“Um carinho enorme pelo povo de Guaporé e região. Um prazer enorme retornar com o projeto “Natal nos Trilhos”. Depois da chuva, que tomou conta da edição passada em 2018 e dos passeios experimentais do “Trem dos Vales” neste ano, fomos brindados com uma noite enluarada. Maravilhosa a receptividade na estação. Pudemos levar um pouco da magia e do encantamento do Natal. É para esse fim que estamos aqui”, disse o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg, um dos mais entusiastas na reativação dos passeios de trem na Ferrovia do Trigo.

O Natal nos Trilhos, conforme destacou a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Cristiane Viel, é uma ação específica para o Natal. A chegada da Maria Fumaça, com todo o charme de décadas passadas, foi sensacional e emocionante.

“Uma noite linda. Céu estrelado. Muitas famílias presentes. Todos prestigiaram, além da chegada do trem iluminado e decorado, a programação do Happy Hour nos Trilhos com os shows de Thiago Reder acústico, Rockustica e Tarja Preta, pintura de rosto, a comercialização de produtos de artesanato, doces e salgados. Todo o momento de Natal nos emociona e a chegada da histórica Maria Fumaça, por ser uma noite estrelada e com centenas de pessoas à sua espera, foi muito bonita. Muito obrigada comunidade. Que possamos continuar lutando juntos para a reativação do trem de passageiros. Vocês merecem”.

A gerente de relações governamentais da Rumo, Giana Custódio, acompanhou a programação “Natal nos Trilhos” e afirmou que a receptividade e o carinho demonstrado pela comunidade guaporense e da região é diferenciada.

“Super calorosa. Todo mundo aguardando a Maria Fumaça e o Papai Noel. Estamos promovendo esses passeios, dentro do projeto “Natal nos Trilhos”, visando, além da magia e espírito natalino que a data nos remete, o resgate da memória ferroviária no Brasil. Estamos encantados com tudo o que está acontecendo. Muito obrigada pela receptividade. Em nome da Rumo agradeço a todos”, destacou Giana.

O prefeito Valdir Fabris, acompanhado da primeira dama Jane e dos secretários da municipalidade, encantou-se com a presença da população que atendeu o chamado para prestigiar a chegada do trem iluminado.

“Estamos orgulhosos da recepção que a comunidade guaporense e região proporcionou para todos que trouxeram, pelo segundo ano consecutivo, o projeto “Natal nos Trilhos”. Belíssima noite e um espetáculo que nos enche de esperança para a reativação do trem de passageiros”, disse Fabris.

O projeto “Natal nos Trilhos” prossegue até o dia 15 de dezembro encantando os gaúchos e catarinenses.