31/03/2016 Sec. do Meio Ambiente

Meio Ambiente realizará recolhimento de lixo e limpeza do Arroio Barracão

O Poder Público de Guaporé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa para este sábado, dia 2 de abril, mais uma atividade em prol do desenvolvimento harmônico e sustentável da natureza, em especial a conservação dos rios. Como parte das ações do Projeto Viva o Taquari Vivo, realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, o Município estará promovendo o recolhimento de lixo (principalmente seco) e a limpeza das margens do Arroio Barracão. Além deste trabalho, os voluntários vão estar na foz (encontro com o Rio Carreiro), localizado na comunidade da Linha Três de Maio (Brítola) – proximidades do antigo lixão – para recolher o que há de resíduos, principalmente secos, no local.
\r\n
\r\nOs trabalhos dos servidores da Secretaria, que irão contar com o apoio de voluntários da Associação Ecológica Vida e Meio Ambiente (VIME), Mosca Verde, Escoteiros Nacê e Guaporé Off-road, iniciará às 8 horas, quando está marcado o encontro na Praça Vespasiano Corrêa, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. Posteriormente o grupo se deslocará e durante o dia efetuará a ação.
\r\n
\r\n“Acredito que durante a atividade vamos retirar do Arroio Barracão uma grande quantidade de lixo, infelizmente. Grande parte da população ainda não está totalmente consciente do prejuízo que causa ao meio ambiente descartando de forma incorreta resíduos de plásticos, ferro e outros materiais. Nos deparamos com quantidades de lixo absurdas às margens das estradas vicinais e não é diferente nas proximidades do antigo britador municipal e na descida para o Rio Carreiro no Bairro São José. São pontos onde há o maior número de reclamações. Os voluntários farão a sua parte, mas o mais importante seria que a comunidade fizesse a sua descartando de forma correta os seus resíduos”, destacou o Secretário do Meio Ambiente Gabriel Sartori.
\r\n
\r\nSegundo o titular da pasta, o Poder Público disponibilizará aos participantes os materiais de coleta e a proteção individual para que a atividade seja realizada dentro dos padrões de segurança.
\r\n“A ação em prol do meio ambiente só não será realizada se as condições climáticas forem desfavoráveis (chuva). Senão, vamos efetuar o recolhimento do lixo e limpar parte do Arroio Barracão”, salientou.
\r\n
\r\nAtualmente o Município de Guaporé, através da Secretaria de Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Vereadores, VIME e a Organização Não Governamental (ONG) Ecopaz, faz parte com membros titulares do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.