09/12/2013 Sec. de Educação

Modernidade e cidadania garantidas na entrega da EMEI Maria Rosa Ferreira

Com mais de dois anos de atendimento e compromisso com a comunidade, garantindo o direito da educação de crianças de 4 meses a 5 anos de idade, a Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Rosa Ferreira desempenhou suas atividades em vários locais, até a construção de um prédio próprio, inaugurado na sexta-feira (6/12).
\r\nA diretora da Escola Maria Rosa Ferreira, Marli Gamba ressaltou o trabalho da professora que foi homenageada com seu nome. “O trabalho realizado pela nossa colega Maria Rosa foi determinante para colher os bons frutos de hoje”.
\r\nNa ocasião, a direção da Escola prestou uma homenagem a mãe de Maria Rosa Ferreira, Araci Ferreira. “As flores simbolizam a gratidão e o respeito pela grande pessoa que ela foi”, explicou a diretora.
\r\nDa mesma forma, a Secretária Municipal de Educação, Doraci Bortoncello recorda da professora Maria Rosa Ferreira. “Uma pessoa humilde e honesta, que deixou marcas na educação de Guaporé”, salienta.
\r\nA EMEI Maria Rosa Ferreira iniciou suas atividades em um espaço locado junto ao Seminário São Carlos, atendendo 60 crianças. Em junho de 2012, a escola foi transferida para o espaço construído no Bairro Conceição, atendendo atualmente 140 alunos e conta com 37 servidores públicos.
\r\nCom o projeto original do Governo Federal, no valor de R$ 1 milhão e 72 mil, a Secretaria Municipal de Educação deveria adequar o prédio as necessidades locais. Assim, foram investidos R$ 620 mil de recursos próprios em assoalho, grades e portões, móveis, cortinas, além da viabilização de recursos humanos.
\r\nO Município de Guaporé possui atualmente cinco Escolas de Ensino Infantil e três de Ensino Fundamental, explica o Prefeito Municipal, Paulo Mazutti. “A Administração municipal está planejando a construção da quarta Escola de Ensino Fundamental no bairro São José, com um investimento de R$ 1 milhão e 200 mil”, antecipa.
\r\n\tA inauguração da EMEI Maria Rosa Ferreira contou com a participação do Ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Para ele a educação infantil é fundamental, pois nesta idade os aspectos cognitivos e não cognitivos se desenvolvem. “A criança tendo um estímulo adequado na hora certa, com certeza, quando essa criança chegar nos estágios mais avançados da sua é fundamentação ela tem mais condições de se desenvolver”, explica.
\r\nApós a inauguração da EMEI Maria Rosa Ferreira, a comunidade pode visitar as novas instalações do Centro Social Urbano, que foi reinaugurado no mesmo dia. Uma programação esportiva intensa teve início na quinta-feira (5) com os Jogos Intercolegiais e na sexta-feira com um torneio entre os funcionários públicos da Prefeitura Municipal e um Grenal com a Associação dos Colorados de Guaporé e a Associação dos Gremistas de Guaporé.
\r\nFotos: Daniela Sgorla – Assessoria Município de Guaporé
\r\n