31/08/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Momento histórico: projeto do Trem dos Vales dá largada em Guaporé

640 pessoas embarcaram para uma viagem ímpar entre Guaporé e Muçum. Trajeto de 46km contempla belíssimas paisagens, túneis e viadutos

“Guaporé acaba de entrar para os trilhos da história! Hoje não embarcamos apenas em um passeio pela Ferrovia do Trigo, embarcamos no capítulo do antes e depois para o Turismo Regional”. A emoção no discurso do prefeito de Guaporé, Valdir Carlos Fabris, somada à ansiedade dos 640 passageiros que embarcaram na primeira viagem do projeto Trem dos Vales contagiou a todos. O trem partiu no sábado, dia 31 de agosto, às 10h30min, da Estação Férrea de Guaporé, rumo à cidade de Muçum. São 46 Km de paisagens naturais exuberantes, 25 túneis e 17 viadutos (entre eles o Mula Preta e o V13), que fazem parte do trajeto percorridos em aproximadamente 2h30min.
No embarque, autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios envolvidos com o projeto “Trem dos Vales” como Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, representantes da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), empresários e fomentadores da “indústria sem chaminé” da região, além dos passageiros e da comunidade, aguardavam o momento de entrar nos vagões. Nem mesmo o atraso, provocado por problemas técnicos em um trem de carga que se deslocava de Muçum a Guaporé, tirou a empolgação.
Ao som da boa música do nosso Rio Grande, na voz de Thiago Reder e violão de Douglas Júlio da Silva, os passageiros foram recepcionados na revitalizada Estação Férrea. Antes da partida, autoridades, lideradas pelo prefeito Fabris e pelo coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana, descerraram a placa que marca o momento histórico para o desenvolvimento do turismo no município e cidades do Vale do Taquari.
“Estamos de braços abertos e nos preparamos para receber os primeiros milhares de turistas que nos visitam! Queremos que se encantem com nossos produtos, serviços, turismo de compras, gastronomia e beleza da capital da hospitalidade. Estamos comemorando este que será o primeiro passo para efetivarmos o Trem dos Vales. Com o sucesso destes primeiros passeios, estamos confiantes de que muitos outros virão”, disse Fabris que lembrou do empenho, dedicação e a união de esforços da Amturvales, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Rumo e prefeituras para que o trem pudesse se tornar realidade.
Fontana salientou, durante a cerimônia, que o trem de passageiros será um divisor de águas para o crescimento no fluxo de turistas na região, bem como, auxiliará no desenvolvimento econômico de muitos estabelecimentos comerciais e, consequentemente das famílias envolvidas com o turismo.
“Momento histórico para nós! É uma luta de muitas pessoas há quase duas décadas. Estamos concretizando uma parte deste sonho. Guaporé, para nós do Vale do Taquari, é uma cidade irmã e importantíssima. Todos os produtos do município estão interligados com a nossa região e o turismo está totalmente integrado com o Vale. Estamos muito motivados com o Trem dos Vales e acreditamos que é um primeiro passo para que possamos crescer juntos neste setor”, disse Fontana.
No total, serão oito passeios neste primeiro momento do Trem dos Vales. As saídas acontecem às 9h de Guaporé e de Muçum às 14h. Cada passeio tem duração aproximada de 2h30min.

Passeios
31 de agosto (sábado) – 2 passeios