Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
04/08/2014 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Município de Guaporé inicia vacinação da Hepatite A em setembro

Com a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação em 2014, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está introduzindo a vacina adsorvida da hepatite A (inativada).<br />\r\nApresentando alta prevalência nos países com precárias condições sanitárias ...

Com a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação em 2014, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está introduzindo a vacina adsorvida da hepatite A (inativada).
\r\nApresentando alta prevalência nos países com precárias condições sanitárias e socioeconômicas, a Hepatite A constitui um preocupante problema de saúde pública no Brasil. Os dados epidemiológicos nacionais evidenciam padrão de distribuição universal e magnitude que varia de região para região.
\r\nO Município de Guaporé – RS iniciará a vacinação no mês de setembro, após receber o quantitativo da 5ª Coordenadoria Estadual de Saúde de Caxias do Sul, seguindo as orientações do programa Nacional de Imunizações.
\r\nConforme o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, o público alvo da vacinação são crianças de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias). Lembrando que a vacina pode ser administrada concomitantemente com qualquer vacina do calendário nacional.
\r\n
\r\nSobre a doença
\r\n A hepatite A é habitualmente benigna, pode raramente apresentar uma forma grave (aguda, e fulminante), levando a hospitalização e ao óbito (2º a 7% dos casos de IHA). As crianças menores de 13 anos foram responsáveis por 68,7% dos casos confirmados e constituem o grupo etário com as maiores taxas de incidência da doença. A prevenção desta doença viral continua a ser a arma mais importante para seu controle, pois não existem medicamentos antivirais específicos contra a doença. Por este motivo o PNI introduzira a vacina adsorvida hepatite A (inativada) para a coorte de crianças de 12 meses de idade, a fim de protegê-las dessa doença futuramente.
\r\n

Outras Notícias