27/08/2013 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Município de Guaporé inova na forma de homenagear a Semana da Pátria

O Município de Guaporé, através da Secretária Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, juntamente com a diretoria das oito Escolas Municipais, cinco Estaduais e duas Particulares de Guaporé, vem organizando, desde o início do mês de julho, os preparativos para a Semana da Pátria.
\r\n\tDentre as mudanças deste ano, a tradicional “caminhada cívica”, como proposta de homenagear a Pátria, será substituída por um cronograma de apresentações nas próprias escolas. De acordo com a Secretaria de Educação, a decisão é uma forma mais coerente e condizente com nossa realidade, pois não temos constituído em nossa cultura “os desfiles” cívicos, os quais exigiriam uma estrutura e um investimento mais significativo, o que também não vem ao encontro das redes públicas de ensino.
\r\n\tAssim, as escolas de todas as redes de ensino irão abrir suas portas de segunda (02/9) à quinta-feira (05/9) para juntamente com as entidades e comunidade realizar atividades voltadas às comemorações alusivas à Pátria, conforme um cronograma que será amplamente divulgado.
\r\n\tA solenidade de abertura acontece no sábado, dia 31/08, às 8h, na Praça Central, com o hasteamento das bandeiras pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e Grupo de Escoteiros Nacê, o qual também apresentará o Canto dos Escoteiros. Também estarão presentes autoridades, Escolas, Entidades de classe e serviço, Instituições de Ensino Superior e Direções de Escolas.
\r\n\tA solenidade de encerramento da Semana da Pátria de Guaporé acontece também na Praça Central, na sexta-feira, dia 06/09, às 16h30. Será um momento cívico que contará com apresentação do Coral Comunicação Unicanto, homenagem da Secretaria Municipal de Educação e a participação da Banda de Música da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro, arreamento das Bandeira e extinção do fogo simbólico pelas autoridades.
\r\nTemática da Homenagem
\r\n\tCada esfera possui uma temática a ser abordada durante as comemorações alusivas à Pátria. A partir de cada uma, a administração municipal convida para uma reflexão acerca da ideia de que estamos inseridos em uma sociedade e todos somos responsáveis pela sua evolução e preservação material e imaterial diz respeito a todos, assim é dever de cada um sentir-se parte dela. Sempre é tempo de estar atento às questões sociais, não somente durante a semana em que se comemora a Independência do Brasil.
\r\n\tOs temas homenageados durante a Semana da Pátria do Município serão:
\r\n•\tNacional: José Plácido de Castro
\r\n•\tEstadual: Os 100 anos do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul.
\r\n•\tMunicipal: “Vida em sociedade! Cidadãos de todos os tempos conectados com uma nova proposta de comunidade”.
\r\n

Documento(s)