26/06/2019

Museu Itinerante está na Câmara de Vereadores

Com objetivo de resgatar as histórias dos antepassados, tema desta edição remete à “Religiosidade”

O Poder Público, através da inciativa pioneira da secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, está levando aos pontos de maior circulação do município, como prédios públicos, instituições bancárias, estabelecimentos de ensino, entre outros, um pouco da história e da cultura do centenário povo guaporense. O Museu Itinerante, que busca resgatar e manter viva a história da cidade de Guaporé, expõe imagens, objetos, fotografias históricas, está na Câmara Municipal de Vereadores. O acervo restaurado e recatalogado, que apresenta o tema “Religiosidade”, permanece até o dia 1º de julho.

A exposição no hall de entrada da parte superior do Poder Legislativo, onde estão as salas da presidência, de reuniões, banheiros e o plenário Roberto Baldasso, conta com diversos objetos. Entre eles destacam-se imagens sacras de Santa Teresinha, São Valentim, São Luiz e Nossa Senhora da Assunta do Céu. Além disso, no espaço estão expostos uma matraca (Ano 1920), livros de reza das décadas de 20 e 30, genuflexório (Ano 1935), Castiçal, Pidele, Escultura Cemiterial, Nicho Oratório e Missal. Colaboram para o resgate da história de Guaporé a responsável pela catalogação e manutenção do acervo, Aires Lazaretti, e a diretora do Museu Municipal, Raquel Teixeira.

“Enquanto os trabalhos de recuperação do prédio do Museu Municipal estão em andamento e a equipe está organizando, restaurante e catalogando os objetos históricos, buscando levar um pouco de história para a comunidade. A exposição temática busca resgatar e manter viva a nossa memória”, destacou a secretária Cristiane Viel.

A visitação do projeto “Museu Itinerante” deve ser feita no Poder Legislativo durante o horário de expediente.