Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
08/04/2024 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

“Mutirão de Limpeza” mobiliza moradores de Guaporé

Ação, realizada pelas Secretarias de Saúde e Obras, acontece nos bairros Nossa Senhora da Saúde e Curtume

Os números de casos de dengue cresceram ao longo das últimas semanas e a Administração Municipal, através das Secretarias de Saúde - Vigilâncias em Saúde (Setores de Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica), e Obras e Viação, intensifica o pedido para que os moradores continuem limpando seus terrenos e evitando deixar objetos que possam acumular água e deixá-la parada. É desse ambiente que o mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela precisa para se desenvolver e proliferar.

Em virtude do momento e para evitar que sejam registrados mais casos, o “Mutirão de Limpeza”, lançado pelas secretarias no começo de março, prossegue com mais uma área de atuação. Moradores dos bairros Nossa Senhora da Saúde, Curtume e parte do Canecão, devem separar latas, potes, frascos, brinquedos velhos, panelas velhas, pratos velhos, lonas velhas, plásticos, pneus, garrafas, peças de ferro, móveis, madeira, entre outros. O material, que irá para a destinação correta, deverá ser deixado em frente aos imóveis para que possam ser recolhidos pelos servidores da Secretaria de Obras e Viação. A ação, que teve início, segue até o dia 12 de abril.

Nas últimas semanas, agentes de saúde estiveram visitando os imóveis e entregaram aos moradores os folders explicativos com os materiais que podem ser descartados no “Mutirão de Limpeza”. A ação deles, conforme a secretária de Saúde Alíssia Breda Marocco, é fundamental para que haja sucesso na ação.

“São os agentes de saúde que estão nas ruas no dia a dia repassando informações pertinentes para que possamos evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Nesse momento é importante que todos fiquem atentos e evitem deixar objetos, piscinas, caixas d’água, enfim, com água acumulada”, disse Alíssia.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), Guaporé contabiliza 16 casos de dengue. 89 notificações foram encaminhadas para análise no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) e, deste total, 50 foram descartadas e 23 estão em investigação.

Outras Notícias