08/04/2016 Sec. Geral de Governo

Na Espanha, prefeito Mazutti visitou a empresa Ecohispânica

A busca pela instalação da usina de tratamento de lixo doméstico pioneira no Brasil, com investimentos que superam os R$ 80 milhões, levou o prefeito Paulo Olvindo Mazutti, de Guaporé, ao “Velho Continente”. Na Espanha, sede da empresa Ecohispânica (Cidade Rivas Vaciamadrid, a 15 quilômetros do centro de Madri), o Chefe do Executivo, acompanhado do representante no Brasil da empresa espanhola, Orlei Soares, representou o Consórcio de Municípios, de parte da Serra Gaúcha e do Planalto, que farão parte deste projeto de instalação de autoclaves – equipamentos para elevar pressão e temperatura – para a esterilização de resíduos sólidos.
\r\n
\r\nDurante a missão oficial internacional, Mazutti, em seu primeiro dia na Capital Madri, reuniu-se com o representante do grupo investidor Manuel Moreno, ligado ao Banco Santander. A agenda oficial prosseguiu com o tratamento ao tema ligado ao funcionamento e tecnologia do processo de reciclagem do lixo doméstico. Na visita, o Prefeito de Guaporé esteve em audiência com José Gomez Fernandez, diretor de coordenação planejamento de meio ambiente municipal de Rivas Vaciamadrid. Fernandez, segundo o representante da Ecohispânica no Brasil Orlei Soares, é um conceituado conhecedor do assunto relacionado ao lixo na Europa, Ásia e nos Estados Unidos.
\r\n
\r\n“O município de Rivas Vaciamadrid, local onde está instalada a unidade de reciclagem, é uma referência pelos resultados e aplicação da tecnologia inovadora, como é o caso da Ecohispânica”, afirmou Soares.
\r\n
\r\nNa Ecohispânica, o representante do Consórcio de Municípios acompanhou “in loco” o processo de reciclagem de lixo doméstico em pleno funcionamento. O modo de como a empresa processa os resíduos e os transforma em biomassa (que pode ser usada como adubo orgânico), sem gerar danos (poluir) o meio ambiente já havia sido apresentado no Brasil por ocasião da comitiva espanhola, liderada por Carlos Alonso, presidente da Ecohispânica (Espanha) e Alejandro Rahn, sócio da AXT & Rahn (Alemanha), no mês de setembro de 2015. Mazutti ficou impressionado e declarou:
\r\n
\r\n\"Realmente a tecnologia apresentada pela Ecohispânica funciona. Vendo tudo ‘in loco’ nos dá tranquilidade de ser uma das melhores alternativas para o problema dos resíduos sólidos domésticos, que tanto preocupa a todos. Com certeza, agora estarei mais apto para repassar aos demais gestores municipais sobre o projeto que a empresa espanhola quer implementar no Brasil, começando pela construção de uma unidade de reciclagem em Guaporé\".
\r\n
\r\nTodo o investimento para a instalação da planta em Guaporé sairia de investimentos alemães, espanhóis e americanos. Para que o projeto seja viável é necessário o processamento de 120 toneladas/dia. Segundo Soares, os investidores avaliam algumas áreas na extensão da ERS-129 para sediar o projeto. O desenho arquitetônico da planta está concluído, faltando as assinaturas dos contratos com os municípios e Governo do Estado para que as obras comecem. Não há um prazo definido para a instalação.
\r\nDivulgando Guaporé
\r\nAproveitando a sua estada na Capital da Espanha, o Prefeito Mazutti realizou mais dois encontros. Um ainda, na quarta-feira dia 30 de março, com o Conselheiro Davi Pinto, na Embaixada Brasileira. Na oportunidade apresentou as potencialidades do município nas diversas áreas produtivas, com enfoque para o turismo e do projeto do Trem Turístico, a ser implantado entre os municípios de Colinas à Guaporé. O Chefe do Executivo teve uma boa receptividade, com disposição para divulgação e busca de investidores para o setor que cresce anualmente no país.
\r\n
\r\nNo dia seguinte, Mazutti reuniu-se com Cássio Romano, diretor da Casa do Brasil em Madrid, e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil/Espanha. A entidade conta com mais de 440 empresas associadas com fins investidores. O comandante do Poder Público guaporense explanou sobre as potencialidades da cidade e trará na bagagem ideias e oportunidades para fomentar setores produtivos, incluído no mercado europeu os produtos. Romano colocou seu staff à disposição de Guaporé para efetiva participação em projetos, feiras e investimentos.