11/03/2016 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Páscoa: Guaporé celebra e encanta

Basta sentar num banco da praça e observar. Não tarda a aparecer os primeiros grupos com suas máquinas fotográficas e celulares em punho. As crianças divertem-se e curtem momentos em meio aos familiares e amigos. Os turistas ficam encantados. Os guaporenses desfrutam ainda mais do espaço público de lazer, agora transformado no Parquinho dos Coelhos.
\r\n
\r\nUma verdadeira cidade encantada, com magia que contagia adultos e crianças. Um coelho gigante, multicor, convida para um imaginário passeio de bicicleta. E muitos outros coelhos e adereços de Páscoa enfeitam não só a área central da praça Vespasiano Corrêa, como todo seu entorno. Os postes foram decorados, bem como as esquinas da área central.
\r\n
\r\nA cada ano, novos elementos são incorporados à decoração, preparada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico para atrair visitantes e tornar a cidade mais bela nesta época religiosa.
\r\n
\r\n“A Páscoa é muito significativa para nossa comunidade, cultural e religiosamente. Por isso, o Poder Público dedica-se a presentear os Guaporenses com uma decoração que os sensibilize e motive para a renovação e o sentimento de fraternidade, compaixão. A decoração, neste ano, é composta por um cenário lúdico, com destaque para o Parquinho dos Coelhos, atraindo e encantando munícipes e visitantes, além de ser uma oportunidade para as crianças interagirem com os os símbolos pascais e enriquecerem sua imaginação. Guaporé tem se destacado regionalmente por celebrar as datas festivas com lindas decorações”.
\r\nFé
\r\nA Páscoa também conta com uma programação que atrai o turismo religioso, já que há 39 anos a Via Sacra ao Morro do Cristo atrai mais de 10 mil pessoas à caminhada que refaz os caminhos da Paixão de Cristo.
\r\n
\r\nNa Quinta Feira Santa, às 20h, na Matriz, acontece a celebração da Ceia do Senhor e Cerimônia de Lava Pés. Após, até às 24h acontece a Adoração Eucarística.
\r\nNeste ano, a 39ª Via Sacra está programada para 25 de março, às 6h30min, com saída em frente à Matriz. Os caminhantes acompanham em cada estação, as encenações preparadas com realismo pela comunidade.
\r\n
\r\nNo mesmo dia, na Sexta Feira Santa, às 15h, acontece a Celebração da Paixão ao Senhor com Adoração da Cruz. As 15h30min acontecerá no Morro do Cristo, o Sermão da Montanha realizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular, com Celebração da Paixão de Cristo e adoração Espiritual. Às 20h Procissão do Cristo Morto e Nossa Senhora das Dores.
\r\n
\r\nNo sábado, dia 26, às 20h Celebração da Ressurreição de Cristo. No domingo de Páscoa, dia 27 de março, às 8h e 19h, na Matriz, Missa Pascal. Às 8h Missa na Capela Nossa Senhora do Carmo e às 9h30min na Capela Bom Jesus. A Procissão à Cavalo ao Morro do Cristo, com bênção na chegada acontecerá no sábado a tarde.