11/04/2022 Gabinete do Prefeito

Pavimentações de vias urbanas, estradas vicinais e melhorias no Arroio Barracão estão na pauta do empréstimo de R$ 15 milhões do Poder Público

Projeto de Lei, que tramita na Casa Legislativa, prevê ainda a construção de uma ponte e a substituição de mais quatro

Com uma gestão focada no desenvolvimento e na valorização dos munícipes, sem descuidar da infraestrutura urbana e melhorando cada dia mais os serviços prestados, a Administração Municipal está com um audacioso projeto de pavimentação/repavimentação asfáltica e de pedra basalto (paralelepípedos) na zona urbana e rural, como também a construção e substituição de pontes sobre o Arroio Barracão no bairro Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida. Para que as obras saiam do papel e mudem a realidade, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e segurança para os motoristas e pedestres, além de valorizar os imóveis e contribuir com o escoamento da produção primária, um investimento superior a R$ 25 milhões. Parte deste recurso seria obtido através de empréstimo e o restante dos cofres do Município.

A contratação de R$ 15 milhões, através da operação de crédito com a Caixa Econômica Federal através do programa Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), tem como objetivo a aplicação em pavimentação e repavimentação que totalizam cerca de 44 mil m² de vias urbanas, a construção/substituição de cinco pontes sobre o Arroio Barracão e a pavimentação de estradas vicinais. O pagamento do empréstimo, conforme projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Vereadores, terá carência de 24 meses e será amortizada em 96 parcelas mensais com pagamento de juros pela variação da C.D.I. Durante o período de amortização os juros serão cobrados mensalmente juntamente com a amortização do principal. A contratação da Operação de Crédito representará 14% sobrea a Receita Corrente Líquida de um limite legal de 120%.

O prefeito Valdir Carlos Fabris, que explanou a proposta de empréstimo de R$ 15 milhões para a diretoria da Câmara da Indústria, Comércio Agronegócios e Serviços (CIC) e para os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comderg), salienta que as obras se fazem necessárias para o desenvolvimento do município, a melhora na qualidade de vida da população. Muitas, elencadas no planejamento, são antigas reivindicações da comunidade.

“São obras que se fazem fundamentais para milhares de famílias. Nosso governo valoriza as pessoas e estamos, se o projeto for aprovado pelos vereadores, dando um grande passo para o desenvolvimento. As famílias merecem e necessitam das obras, assim como os agricultores para o melhor escoamento da produção. Nós temos responsabilidade com o dinheiro público e, de forma nenhuma, estaremos endividando a Prefeitura”, afirmou.

O prefeito complementou:

“Nosso foco também será o Arroio Barracão. Temos uma preocupação muito grande com as famílias ribeirinhas e não mediremos esforços para dar continuidade ao projeto para evitar novos transbordos. No planejamento está prevista a construção de ‘piscinões’ para conter a entrada de água na calha do arroio. Uma obra necessária e prioritária do nosso Governo”, disse.

A Administração Municipal, através de um estudo, projeta que os investimentos sejam aplicados na pavimentação e repavimentação nos bairros Santo André, São José, Planalto (Capela Bom Jesus), Centro, Nossa Senhora da Saúde, São Cristóvão e Pinheirinho. Há também o capeamento de parte da rua Pinheiro Machado (via preferencial do anel viário) e do entorno do Hospital Manoel Francisco Guerreiro. Na zona rural, o asfaltamento das estradas vicinais seria realizado nas Linhas 2ª, 5ª (Sagrado Coração de Jesus, 8ª (São Marcos e Comunidade), Félix da Cunha e Três de Maio (Brítola e proximidades do Cemitério). Pontos como o acesso para a Associação dos Motoristas e empresa Metal Marc (obra que está em andamento), como a via de acesso ao Parque de Rodeios (Autódromo) fazem parte das obras de pavimentação.