31/05/2019 Sec. da Fazenda

Poder Executivo investe na recuperação e revitalização de prédios públicos

Além da Casa da Cultura, Museu Municipal e Prefeitura de Guaporé passam por melhoras na infraestrutura

O Poder Público, de Guaporé, tem investido fortemente nas áreas prioritárias, ou seja, educação, saúde e segurança pública. Porém, outras, não menos importantes como obras na zona rural e atendimento ao agricultor, melhorias na infraestrutura urbanística, vias públicas, esporte e lazer, assistência social e habitação aos mais necessitados, bem como, a preservação dos prédios públicos, recebem atenção especial das autoridades do Executivo.

Para muitos, a preservação do patrimônio público, que faz parte da cultura, história e valores da sociedade e merece uma visão dos gestores municipais, é um “gasto” desnecessário do dinheiro dos contribuintes. Porém, preservar é defender, proteger, resguardar, manter livre de corrupção perigo ou dano, conservar e exercer o direito à cidadania. É com esse pensamento que o secretário da Fazenda, Celso Grando, tem, dentro das possibilidades financeiras, investido nos prédios sob responsabilidade do Poder Público. Entre eles, a Casa da Cultura, Prefeitura e Museu Municipal.

Depois de efetuar uma manutenção completa a Casa da Cultura, que além da nova pintura, recebeu melhorias internas nas paredes e na estrutura do telhado da área central, as atenções voltaram-se para o prédio da Prefeitura. Revitalizada em 2003, a estrutura recebeu novos investimentos. A restauração do prédio custou aos cofres públicos R$ 56,3 mil com toda a tinta, mão de obra, reforma em janelas, troca de vidros e conserto externo das paredes, em pontos específicos e desgastados pela ação do tempo.

“A população tem que entender que não se trata de ‘jogar dinheiro fora’. É investimento. Não podemos deixar as estruturas físicas se deteriorarem. Quanto menores os recursos destinados para manutenções periódicas, mais despesas para a restauração vamos ter no futuro”, afirmou.

Além da Casa da Cultura, Prefeitura e o Museu, que está passando por revitalização, o Poder Público restaurou o Monumento do Cristo Redentor, localizado no Morro do Galon, na Linha 21 de Abril. Grando salienta que a expectativa é investir no antigo prédio da Biblioteca Municipal e Câmara de Vereadores.

“É um prédio histórico com traços estruturais riquíssimos que está se deteriorando. Não podemos deixa-lo com aspecto de abandonado. O objetivo traçado pelo Poder Público é recuperá-lo”, destacou.