18/12/2018 Sec. de Segurança Pública e Trânsito

Poder Público apresenta oficialmente o “Monitora Guaporé”

O Poder Público de Guaporé, em solenidade que aconteceu no quartel do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), de Guaporé, na tarde de 14 de dezembro, apresentou oficialmente o “Monitora Guaporé”. São oito câmeras, instaladas em pontos estratégicos do município, que possuem alto grau de visualização e nitidez perfeita durante o dia e à noite. Os equipamentos foram modernizados e adequados ao que há de mais eficaz em tecnologia inteligente de segurança urbana.
\r\nAs câmeras, apresentadas para autoridades dos Poderes Executivos e Legislativos, Ministério Público Estadual (MP/RS), Polícia Civil (PC), diretoria do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), representantes de entidades empresariais e comerciais, gerentes de instituições financeiras, são da marca Hikvision e possuem sistema Speed Dome “gira em torno do eixo vertical 360º e em torno do eixo horizontal 180º” com zoom de 20X e visão noturna. Elas podem ser programadas para, enquanto não estiverem sendo movimentadas pelo operador, fazer uma ronda pré-programada.
\r\nConforme o prefeito Valdir Fabris, o sistema colaborará com as forças da segurança pública no combate à criminalidade. O objetivo é ampliá-lo ao longo dos próximos dois anos, chegando a 32 câmeras espalhadas pela cidade de Guaporé.
\r\n“É um comprometimento de toda a Administração Municipal. Esse é o primeiro passo para que esse moderno sistema cresça e colabore com a Brigada Militar e demais forças da segurança pública de Guaporé no combate à criminalidade. Temos oito câmeras em perfeito funcionamento e em alguns dias estaremos com mais quatro. Projetamos mais quatro para 2019 e, se conseguirmos (projeto em andamento), instalaremos mais 16 câmeras de videomonitoramento até o final de 2020. A intenção é cercar toda a cidade e proporcionar segurança aos nossos munícipes”, disse.
\r\nO secretário de Segurança Pública e Trânsito, Vilson Eduardo Sgorla, afirmou que foram muitas as reuniões, encontros, visitas a outros municípios, autoridades gaúchas e forças policiais, para que o sistema moderno, tecnológico e eficaz na prevenção e combate à criminalidade fosse definido.
\r\n“É um momento ímpar estar colocando este sistema moderno de videonomitoramento em funcionamento em Guaporé. Conseguimos aplicar o que há de mais moderno em tecnologia no mercado de sistemas inteligentes para a segurança pública. É um projeto ambicioso, não só do Poder Público e Brigada Militar, mas que conta com apoio imprescindível do Consepro e do empresariado. Alguns empresários se dispuseram a custear o valor da energia elétrica (consumida por cada câmara) e a empresa Lumem custeará o excedente de internet que necessitávamos”
\r\nAs câmeras, de grande alcance, alta tecnologia, giro em 360º e com um software capaz de buscar imagens, identificar ações suspeitas, placas de veículos com irregularidades, movimentações, controlar entrada e saída do município estão instaladas em pontos estratégicos como: proximidades do Clube União Guaporense, agência do Banco do Brasil, Lojas Colombo, Restaurante Sobrado, Mercado Trez, Sucesso das Carnes, Distrito Industrial da Av. Silvio Sanson, esquina da praça com Shopping Phoenix e nos trevos de entrada da cidade.