26/09/2019 Sec. de Educação

Poder Público de Guaporé concorre a premiação nacional com projeto da Secretaria de Educação

“Mapear para Otimizar” gera economia aos cofres da Administração Municipal com o transporte escolar

O Poder Público, através de projeto desenvolvido pela equipe de profissionais da secretaria Municipal de Educação, liderada pela secretária Veridiana Tonini, concorre a premiação nacional com a otimização do transporte escolar e, consequentemente, economia aos cofres da Administração. O projeto “Mapear para Otimizar”, inscrito no Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública – Edição 2019, é um dos 30 finalistas, de 28 cidades brasileiras, divulgados pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (APREESP).

A premiação, conforme os promotores, visa estimular os gestores municipais a desenvolverem boas práticas de gestão, por meio de ações que possam otimizar seu desempenho, recuperar e garantir sua confiabilidade junto aos seus servidores e toda a sociedade. É na otimização e na economicidade que o projeto “Mapear para Otimizar”, desenvolvido pela secretaria de Educação, tem apresentado excelentes resultados aos estudantes que dependem do transporte para chegar aos educandários, bem como aos cofres públicos. Desde 2017, são cerca de R$ 500 mil economizados com o mapeamento das rotas e uma melhor distribuição, o que proporcionou um aumento no número de beneficiados. Foram cerca de 200 crianças a mais, atendidas com menos recursos.

“Para chegar a esse resultado, que gerou economia aos cofres públicos e melhorou significativamente o transporte, tomamos diversas medidas. Acompanhamos ‘in loco’ o trajeto das quase 30 linhas de ônibus e, ao confeccionar as carteirinhas, localizamos geograficamente todos os alunos. Com todos mapeados, uma análise mais profunda dos itinerários e alterações de rota, conseguimos redução no valor da contratação das empresas via licitação. Estamos felizes com os resultados e os alunos da Rede Pública Municipal também”, disse Andréia Visentin, coordenadora do setor do transporte escolar.

A secretária Veridiana afirma que políticas públicas voltadas à comunidade e um melhor investimento dos recursos estão sendo aplicados desde janeiro de 2017 pelo Governo Fabris e Bastian.

“É um trabalho de gestão voltado a cada um dos alunos da Rede Pública Municipal. Com a economia de recursos obtidos com o projeto ‘Mapear para Otimizar’ conseguimos investir em diversas necessidades dos educandários, como por exemplo nas revitalizações dos imóveis e aquisições de mobiliários, utensílios para refeitórios, brinquedos educativos, entre outros. Nossa equipe tem uma preocupação muito grande com o bem-estar dos cerca de três mil alunos e com a qualificação dos profissionais envolvidos diretamente no aprendizado, sejam eles educadores ou funcionários. Que consigamos cada vez mais reduzir despesas e beneficiar um número maior de estudantes”, salientou.

O prefeito Valdir Carlos Fabris, que confirmou presença na solenidade de entrega da premiação aos projetos vencedores, afirma que o projeto “Mapear para Otimizar” vem ao encontro do que a Administração Pública busca desde o início da gestão: a economia de recursos para que os mesmos possam ser reinvestidos em benefício à uma parcela maior de munícipes.

“É com a dedicação de todos que estamos conseguindo manter equilibradas as contas do Poder Público e, consequentemente, reinvestir em melhorias à população. A economia gerada com alterações nos itinerários, foi repassada para os alunos da Rede Pública Municipal em forma de investimentos na estrutura das escolas, na qualificação dos profissionais e outras. Em nome do Governo Municipal, afirmo ter ficado lisonjeado por saber que o projeto é um dos finalistas e acredito que será premiado pelos promotores. São 20% a menos de despesas após o mapeamento das cerca de 30 rotas e uma redistribuição dos alunos beneficiados com o transporte público. Parabéns a todos os envolvidos”.

A premiação dos projetos vencedores se dará durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos, que acontecerá em São Paulo no Memorial da América Latina (Auditório Memorial de Inclusão) entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, onde deverão estar presentes renomadas autoridades, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, além de prefeitos da grande maioria dos municípios brasileiros.