27/08/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Poder Público divulga programação da 30ª Semana Farroupilha

Grupo Rodeio fecha evento no mês mais gaúcho do ano. Apresentações artísticas e musicais, missa crioula, entre outras atrações, ocorrem entre os dias 14 e 20 de setembro

O Poder Público, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, realizará no mês mais gaúcho do ano – setembro - uma festividade que encantará os peões e prendas do município e região. Na praça Vespasiano Corrêa, a 30ª Semana Farroupilha de 14 a 20 de setembro, trará como tema “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, um dos maiores folcloristas, compositores, radialistas e pesquisadores do Rio Grande do Sul, considerado um dos ícones da cultura e dos costumes gaúchos. Apresentações artísticas e musicais de renomados grupos do Estado e, principalmente talentos locais e regionais, espetáculo teatral, missa crioula e palestra cultural vão encontrar os tradicionalistas.

A programação, que será aberta oficialmente no dia 14, às 19h45min, contará com shows de Teixeirinha Filho & Neto, Grupo Chamado Gaúcho, Grupo Cheiro de Galpão, Grupo Sistema Antigo, Grupo Silhueta Campeira, Paulo Costa & Grupo Tá Agarrado, Giovani e Ricardo, Grupo Entrevero e Grupo Rodeio. Entre as atividades, com apresentações das invernadas artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Estirpe Gaúcha, Os Desgarrados e Última Tropeada, haverá palestra cultural sobre a vida e a obra de Paixão Côrtes e o espetáculo teatral “Entrevero Cultural”, realizado pelos integrantes do Grupo Luz & Cena. A Companhia de Artes Caripaiguarás levará ao palco principal danças folclóricas gaúchas.

“É uma programação riquíssima dentro da proposta da valorização dos artistas locais e regionais, bem como, da apresentação da história de um dos ícones do Rio Grande do Sul – Paixão Côrtes. Buscamos, dentro das atividades, proporcionar, além dos shows musicais com destaque para o Grupo Rodeio, a arte, a religiosidade e cultura ao povo guaporense e regional”, destacou a secretária Cristiane Viel.

O evento, conforme Cristiane, é marca tradicional do Município e, mesmo com dificuldades enfrentadas no setor econômico em diversas cidades gaúchas, o Poder Público Municipal proporcionará espetáculos e uma semana diferenciada para a comunidade.

“Mesmo com dificuldades, nós temos a convicção que estamos fazendo o melhor para que possamos celebrar as raízes e os costumes do povo gaúcho. Os municípios brasileiros sofrem com cortes de verbas e menores arrecadações e a realidade de Guaporé não é diferente. Buscamos agregar valor à Semana Farroupilha oportunizando o conhecimento da cultura do Rio Grande”, disse.

A 30ª Semana Farroupilha conta com o patrocínio da Cerfox e Paladar da Serra. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo de Apoio à Cultura (Governo Estadual) e a assessoria é da TBT Produções. Toda a programação é gratuita à comunidade guaporense e regional.

Box

30ª Semana Farroupilha

Dia 14 de setembro

19:45 – Abertura Oficial da 30ª Semana Farroupilha