Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
28/02/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Poder Público e Amturvales ofertam caminhadas autoguiadas pelo interior

O Poder Público de Guaporé, através da secretaria do Turismo, Cultura e Esportes, em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), vão estar ofertando no mês de março um novo produto turístico no município. Com ...

O Poder Público de Guaporé, através da secretaria do Turismo, Cultura e Esportes, em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), vão estar ofertando no mês de março um novo produto turístico no município. Com objetivo de valorizada o ecoturismo, a cidade, em especial a zona rural, vai ser palco do “Caminho Autoguiado pelo Interior do Município” no dia 10. A caminhada autoguiada com mapa e sinalização ao longo de todo o trajeto de 15 quilômetros, vai mostrar aos visitantes aventureiros parte das belezas naturais da “Capital da Hospitalidade”.
\r\nA atividade, que inicia as 8h, vai ter como ponto de partida o largo central da praça Vespasiano Corrêa, com vista para um dos monumentos religiosos mais bonitos do Rio Grande do Sul – a Igreja Matriz Santo Antônio. Na sequência, o grupo parte em direção ao Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, Linha Três de Maio (Comunidade Brítola), Linha Segunda - Comunidade Maternidade 40 e Distrito de Colombo. Os caminhantes irão almoçar na Vinícola Scalco, localizada na Linha Félix da Cunha. O trajeto encerra no centenário Moinho Ortolan, fundado em 1879 pelo imigrante Luigui Zuchi e adquirido pela família Ortolan em 1925. No percurso, paisagens, compostas de rios, cascatas, vegetação fechada (mata), estruturas prediais de época (residências e galpões antigos construídos em madeira) e ar puro, de tirar o fôlego.
\r\n“O projeto é da Amturvales e nós (Poder Público) somos parceiros. A caminhada é uma forma de valorizar o belíssimo interior, e fomentar o turismo rural e o ecoturismo. As pessoas, devido ao corre-corre diário e os compromissos profissionais, têm buscado cada vez mais a tranquilidade e essa é uma oportunidade fantástica. Respirar ar puro e poder estar em contato direto com a natureza, conhecendo novos lugares, será algo fantástico para muitos que vivem em médias e grandes cidades. Nós guaporenses vamos estar de braços abertos para bem receber a todos”, disse a secretaria Cristiane Viel.
\r\nA parceria na formatação da trilha foi com os ciclistas do grupo Torresmo Bike, conhecedores dos trajetos do interior que são feitos de bicicleta e adaptados para caminhadas a pé. Funcionários da secretaria de Obras e Viação também colaboram na preparação do percurso.
\r\n“São pessoas fantásticas que sempre colaboram com as ações da secretaria e buscam o crescimento do turismo no município”, disse Cristiane.
\r\nO passeio será comercializado pela agência de Alício de Assunção, especialista em caminhadas autoguiadas. Para participar o interessado deve entrar em contato pelo telefone (51) 9.9583.2672.
\r\n
\r\nOs guaporenses
\r\nConforme a secretária, a caminhada autoguiada programada para o dia 10 de março é aberta a participação dos guaporenses. Após a data, além da agência Alício de Assunção - que irá oferecer a caminhada ao turista, os munícipes e moradores da região que desejarem fazer o percurso de 15 quilômetros sem guia, poderão obter o mapa na secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, localizada na Casa da Cultura, ou nos pontos que serão distribuídos, como hotéis, restaurantes.
\r\n“O trajeto continuará sinalizado por placas para que todos possam conhecer parte das belezas naturais de Guaporé. Novas percursos estão sendo formatados e em breve apresentaremos mais detalhes”, afirmou.

Outras Notícias